Licor de vinho, aproveitando garrafas encalhadas

Licor de vinho, ou como aproveitar aquele vinho que você não gostou muito…
licor de vinho

Acontece com (quase) todo mundo né? Alguém quis agradar e te deu uma garrafa de vinho estranho… Veio na cesta de natal da firma aquela garrafa que você nem chega perto… Ou você comprou mesmo um vinho novo pra experimentar e, eca, detestou. Quem bebe vinho com certeza já ficou com uma garrafa encalhada, quase vinagrando, porque não gostou nem um pouco.

Há soluções já conhecidas pra esse problema? Claro! Você pode usar esse vinho pra marinar uma carne, ou fazer um molho por exemplo. Ou usar em sobremesas variadas também. E ainda existem alguns drinks feitos com vinho que, se não vão salvar um desastre, podem dar vida nova a um vinho nem tão gostoso assim.

Mas também há outra solução: Licor de Vinho! Como a grande parte dos licores que aparecem por aqui, essa é basicamente uma calda simples (agua mais açúcar) acrescentada do sabor que você quer. Que nesse caso vai ser aquele vinho que não te agradou tanto. E é só isso mesmo. Falei que era fácil né?

A única questão aqui é: quanto melhor seu vinho, melhor seu licor de vinho. Pois é, essa receita vai sim salvar aquela garrafa que não agradou tanto. Mas sim, se você usar um vinho que realmente gosta, o resultado vai ficar incrível! O que eu quero dizer é: não espere um vinho ruim pra fazer esse licor, aproveite essa garrafa aí na prateleira!

Licor de Vinho

2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
cerca de 500ml de vinho tinto

Em uma panela junte o açúcar e a água e cozinhe em fogo médio. Para um licor mais doce e denso deixe formar uma calda mais encorpada. Para um licor menos doce e mais líquido deixe apenas o açúcar dissolver.
Retire essa mistura do fogo e meça antes de adicionar o vinho. Essas quantidades devem resultar em pouco menos que 500ml, então junte a mesma quantidade de vinho e misture bem.
Envase ou engarrafe e guarde, indefinidamente, na geladeira.

——————————
Em 2015: Panquecas de Iogurte

Salvar

Salvar

Salvar