Mini dutch babies, ou mini panquecas desinfladas

Mini Dutch babies, porque não basta ser uma panqueca inflada que vira um copo, ela tem que ser mini pra ficar mais fofinha!
mini dutch babies

Dutch babies, ou german pancakes, são um tipo de panqueca que parece mega simples por conta dos ingredientes. Embora você possa enriquecer a massa, não precisa de nada de especial pra fazer a versão base: ovo, farinha, açúcar, leite, esse tipo de coisa. Só que com um método de preparo meio diferente o resultado acaba ficando muuito longe das panquecas que temos costumes.
mini dutch babies

A grande coisa é que essa receita é de forno, e não de frigideira. E esse detalhe faz com que as panquecas inflem bastante, tipo um suflê. E como um suflê elas murcham… É até meio triste de ver: elas saem enormes do forno e vão colapsando no tempo de levar pra mesa. Mas aí é que mora o truque!
mini dutch babies

No que elas murcham acabam se tornando copinhos! Tanto que o nome em inglês foi pancake cups, ou copos de panqueca. E aí, é só rechear esses copinhos com o que você quiser! Eu usei coalhada caseira, minha calda de caramelo de laranja e algumas amoras silvestres(do jardim mesmo). Dá pra usar requeijão, creme batido, manteiga, mel, outras frutas, geleia… Aí vai a coisa que eu mais falo por aqui: escolha seus favoritos! 😉

Mini Dutch Babies – original aqui

3 ovos
1 colher sopa de açúcar
1/2 colher chá de essência de baunilha
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de leite
cerca de 40g de manteiga

Bata os ovos ligeiramente, apensa para misturar. Junte os demais ingredientes, exceto a manteiga, batendo até obter uma massa homogênea. Reserve.
Em uma forma de muffins/cupcakes coloque pedacinho de manteiga. Essa massa é suficiente para 12 panquecas, então divida os 40g em 12 partes.
Leve essa forma ao forno a 200° até que a manteiga derreta. Retire a forma, mas não desligue o forno, e divida a massa entre cada uma das 12 cavidades. Volte ao forno até que a massa doure.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *