Torta Ratatouille, pra um inverno vegetariano

Torta ratatouille, ou basicamente uma torta vegetariana com uma combinação clássica de legumes mas uma massa meio diferentona.

torta de vegetais

Mas antes de qualquer coisa um aviso: a versão original desse post e dessa torta foi feita em 2017. Mas esse texto e as fotos e o vídeo que ilustram foram feitos em 2022. Isso porque com o tempo eu fui modificando a torta e achei que seria bom atualizar tudo isso por aqui.

Tá, uma coisa não mudou: essa torta foi inspirada no prato francês ratatouille, o mesmo que inspirou o desenho do ratinho. Esse prato é basicamente um cozidão de legumes de época, muito bem temperado com ervas locais. Não, não é servido como mostrado no desenho, ou pelo menos não tradicionalmente. Mas com o tempo essa combinação acabou ganhando várias caras e apresentações. Daí minha ideia de uma torta ratatouille.

Nas primeiras vezes que fiz essa torta a combinação de legumes foi berinjela, abobrinha e tomate. Hoje em dia, como é possível ver nas fotos, eu troquei o tomate por pimentões amarelo e vermelho. Fica gostoso com tomate? Fica. Mas eu acho que fica mais gostoso com os pimentões já que eles trazem um adocicado interessante pra torta. E falando em gosto: a berinjela fica com um certo amargor sim. Não é nada forte, é apenas o sabor dela. Mas se você não gosta e ainda assim quer fazer a torta as dicas costumam ser deixar de molho em água com vinagre ou limão. Eu confesso que nunca faço isso porque nós gostamos do sabor dela.

torta ratatouille

Agora, o ponto principal dessa receita, e que eu queria muito explicar nesse texto, é a massa. Aqui em casa a gente gosta de massa grossa. E em específico nessa receita a gente gosta da massa que “deu errado”. Explico. Normalmente, o que se gosta em uma torta é a massa fininha e crocante, bem sequinha. Uma massa grossa e embatumada é considerada uma massa que deu errado. Só que foi essa massa que a gente gostou mais nessa torta!

Dá pra ver nas fotos a grossura que a massa fica e que a textura dela é mais úmida. Isso porque ela é feita com alguns passos que meio que garantem esse resultado. Então, se você gosta ou quer provar ela dessa jeito é só seguir a receita abaixo exatamente como está.

Se você prefere uma massa fininha e crocante faça as seguintes trocas:
– diminua a quantidade de farinha para 2 xícaras
– Depois de gelar a massa cubra com papel manteiga e algum tipo de peso* e asse a 200C por cerca de 20min
– Retire os pesos e o papel
– Pincele todo o interior da massa com clara de ovo crua e volte ao forno, ainda a 200C, por mais 5min.
– Continue a montagem da receita a partir daí.

Ou, você pode usar uma base de torta que você já conheça e goste e apenas adaptar o recheio para esse. E falando nele, tem uma coisa que eu pretendo mudar na próxima vez que fizer a torta e queria deixar a dica aqui. A ratatouille é bem perfumada, com várias ervas locais. Eu acho que dá pra acrescentar ervas secas tanto na massa quanto no recheio. Minha ideia é usar manjerona ou sálvia na massa, misturando na farinha junto do sal, e salpicar tomilho no molho de tomate e sobre os legumes, antes do azeite. Espero que dê certo, e volto pra contar quando fizer!

torta vegetariana

* os tais pesos podem ser umas bolinhas de cerâmica feitas especificamente pra isso, feijões ou arroz guardados apenas pra isso, ou até pedras. Eu uso um punhado de britas que eu higienizei e guardo só pra isso.

torta ratatouille

Torta Ratatouille

Ingredientes
  

  • Massa
  • 3 xícaras farinha de trigo
  • 1/2 colher chá sal
  • 1 pitada pimenta do reino
  • 100 g manteiga gelada em pedaços
  • 1 ovo
  • 150 ml água gelada
  • Recheio
  • 1 berinjela
  • 1 abobrinha
  • 1/2 pimentão amarelo
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1/2 xícara molho de tomate
  • sal e azeite a gosto

Instruções
 

  • Massa:
    Misture a farinha com o sal e a pimenta. Adicione a manteiga e misture com um garfo, amassando, até conseguir uma farofa. Junte o ovo e comece a adicionar a água aos poucos. Vá adicionando a água, e misturando a massa até conseguir juntar tudo numa bola de massa. Aperte com as mãos para isso, mas não sove a massa.
    Abra numa superfície enfarinhada, com um rolo, até conseguir um disco de massa de uns 27cm de diâmetro. Transfira para a forma de cerca de 25cm, e aperte bem a massa no fundo e nas laterais da forma. Acerte as bordas deixando tudo uniforme, e leve para a geladeira por pelo menos 30min.
  • Recheio:
    Corte os pimentões em fatias finas, respeitando o sentido da curva. Então corte a abobrinha e a berinjela ao meio, no sentido do comprimento, e então em fatias bem finas.
  • Passado o tempo de geladeira: cubra o fundo da massa com o molho de tomate e, se ele não for temperado, com uma pitada de sal. Então comece a arranjar as fatias de abobrinha e berinjela de pé sobre o molho, formando uma rosa, ou vários círculos concêntricos. Quando o molho estiver todo coberto, coloque fatias de pimentões nos espaços que sobrarem.
  • Regue os vegetais com um pouco de azeite e tempere com sal. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno a 200C por 30min. Então retire o papel, suba a temperatura para 230C e deixe até dourar.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar