Carolinas de Queijo e calabresa

Carolinas de queijo e calabresa pra, honestamente, comer tudo e uma vez só porque esse trem é bom demais!
Carolinas de Queijo e Calabresa

Primeiro uma confissão: carolinas na verdade são doces… A carolina típica é uma mini éclair, recheada e glaceada. Ou seja, é feita da mesma massa das famosas bombas de chocolate, a tal pate a choux,  mas no lugar do formato alongado é feita em formato redondo e menorzinha. Elas também são a base dos profiteroles, aquela sobremesa famosona.

Favor não confundir com a carolina, doce típico da Paraíba, feito com açúcar e coco queimado. Esse só conheço de nome, mas pretendo fazer um dia…

A receita de hoje é uma massa muito parecida com a pate a choux, com algumas ligeiras mudanças nas proporções. Mas com a massa pronta, antes de montar pra assar, é adicionado um “recheio salgado”; no caso queijo, calabresa e uns temperinhos. A original leva apenas queijo e cebola, mas eu me empolguei…

Por aqui (MG) também tem as tais broas carolinas, é uma carolina meio salgada meio doce também, mas feita com fubá e erva doce.

Dicas pra facilitar a vida na hora de fazer suas carolinas de queijo: eu queria o queijo aparecendo na massa, e não totalmente diluído. Então usei cubinhos de queijo e aproveitei e cortei a calabresa do mesmo jeito. Só que isso dificulta horrores na hora de fazer a carolina com saco de confeitar. Então prefira usar colheres pra modelar a massa. Se preferir carolinas mais homogêneas, dá pra ralar o queijo e desfiar a calabresa e vai dar tudo certo. E sim, essa massa é mais chatinha de dourar, a minha nem chegou perto. Então se quiser garantir uma cor mais bonita aumente bem a temperatura do forno nos últimos 5 minutos, ou use o grill.
Carolinas de queijo e calabresa

Carolinas de Queijo e Calabresa – original aqui

1/2 xícara de água
25g de manteiga
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de sal
2 ovos
1/2 xícara de queijo prato – ralado ou em cubos
1/2 xícara de calabresa em cubos
2 colheres sopa de cebola picadinha
1 colher chá de orégano

Junte a água e a manteiga em uma panela, e aqueça em fogo alto até que comece a ferver. Baixe um pouco o fogo e junte o sal e a farinha, de uma vez, e misture rapidamente até incorporar totalmente. Ainda em fogo médio amasse a bola de massa que se formar por cerca de 1 minuto, para cozinhar a farinha.

Tire do fogo e acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Com a massa já homogênea junte os demais ingredientes e misture bem. Se tiver um saco de confeiteiro com bico bem largo, transfira a massa para o saco e faça pequenas bolinhas de massa em uma forma untada.

Se não tiver, ou preferir não usar, deixe a massa, coberta, na geladeira por 20min só para firmar um pouquinho. Com duas colheres untadas forme as bolinhas, ou quenelles, e transfira para a forma untada. Asse em forno aquecido a 200C por cerca de 30min, elas podem ou não dourar. Caso seu forno não doure e você tenha um grill disponível, vale usar por 5 minutinhos.

——————————
Em 2015: Bolo de cenoura com pudim de chocolate

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *