Torta Crumble de Peras pra esquentar a sobremesa

Torta crumble de peras: massa fininha e crocante, peras temperadas no recheio e uma cobertura crumble docinha pra finalizar!
torta crumble de peras

Acho que nem tem muito o que falar: é uma torta de pera com cobertura diferentona e pronto. Prato ideal pro inverno já que você pode servir ainda morninha, com ou sem sorvete acompanhando. E que também vale pra dias mais quentes, já que dá pra deixar esfriar completamente antes de servir.

Dica extra: também dá pra esquentar no forno no dia seguinte que fica ótima! É só não cobrir para garantir que o crumble fique crocante.
torta crumble de peras

Essa torta veio do JoytheBaker, e não mudei muitas coisas comparando com a original; embora tenha mexido num ingrediente meio básico. O nome original seria torta crumble de peras e Bourbon. E eu usei foi conhaque mesmo. Você tem Bourbon em casa? Vale usar ele mesmo. Tem rum? Vale também! As outras mudanças foram adaptações nos temperos (tirei o cardamomo) e açúcares (menos mascavo) para adaptar aos hábitos e gostos daqui. Tudo em nome do equilíbrio. E por isso mesmo tirei as nozes do crumble. Na minha cabeça nozes e peras não combinam de jeito nenhum! Pra quem acha que sim é só adicionar 1/2 xícara de nozes picadas junta da aveia.
torta crumble de peras

Torta Crumble de Peras – original aqui

Massa:
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de açúcar
1/2 colher chá de sal
100g de manteiga sem sal gelada
1/4 xícara  de buttermilk*

*Para fazer o buttermilk misture 1/4 xícara de leite com 1/2 colher sopa de limão

Misture os ingredientes secos e acrescente a manteiga em cubos; vá esfarelando a manteiga na farinha até parecer uma farofa. Acrescente o buttermilk aos poucos e vá amassando até conseguir uma massa coesa. Não precisa usar todo o buttermilk, nem sovar a massa. Se ficar muito seca, acrescente leite bem aos poucos. Massa pronta, enrole em filme plástico e leve para a geladeira por 30min.

Recheio:
3 colheres sopa limão
5 peras grandes
1/2 xícara de açúcar cristal
5 colheres sopa de açúcar mascavo
2 colheres sopa farinha de trigo
1/2 colher chá de gengibre em pó
1/4 colher chá de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino
1/2 colher chá de sal
3 colheres sopa de conhaque
1 colher chá de baunilha

Descasque e pique as peras em cubos; junte o limão e 2 colheres de açúcar e deixe descansar 20min. Passado o tempo, junte o restante dos ingredientes e misture bem, encobrindo toda a pera.

Crumble:
3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de aveia em flocos
2/3 xícara de açúcar refinado
1 pitada de sal
50g de manteiga sem sal gelada

Misture tudo, esfarelando a manteiga na farinha até formar uma farofa.

Montagem:
Abra a massa com um rolo e forre o fundo de uma forma de cerca de 24cm. Corte as rebarbas e já acerte totalmente a massa. Misture 1/2 xícara do crumble com as peras e recheie a torta nivelando o melhor que puder. Cubra tudo com o restante do crumble, tentando não deixar nenhuma pera de fora. Leve ao forno aquecido a 200C por cerca de 30min ou até doure.

Se o seu forno, como o meu, não doura mas tem grill: asse a 200C até que a lateral da massa comece a dourar; então ligue o grill por alguns minutos até dourar o crumble.

Deixe a torta esfriar por uns 30min antes de servir, isso vai ajudar o recheio a não ficar tão líquido.

Para mais tortas é só procurar na categoria Tortas.

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *