Pão de Ló de chocolate, pra anotar no caderninho!

Pão de ló de chocolate é daquelas receitas basiconas e mega versáteis que é sempre bom ter na manga.
pão de ló de chocolate

É a mesma receita de pão de ló normal (ovos, farinha e açúcar) só que com cacau adicionado. E aí começar a maior mudança que eu fiz na receita original: eu usei chocolate em pó no lugar do cacau. E aproveito pra explicar um pouco melhor essas diferenças.

Cacau em pó é cacau puro, alcalinizado ou não. Mas ainda assim é cacau sem nada adicionado. Chocolate em pó pode variar um pouco mais. Existem chocolates em pó que levam leite em pó na mistura e chocolates que são apenas cacau e açúcar. Independente do que vai junto do cacau, a porcentagem inscrita na embalagem vai ser a quantidade de cacau da mistura.

Achocolatados como Nescau e Toddy são outra coisa, e tem uma lista de ingredientes enorme. Evite se puder.
Pão de ló de chocolate

O chocolate que eu uso é o chocolate em pó 50% da Melken, que leva apenas cacau e açúcar na mistura. Isso quer dizer que quando eu pego uma xícara desse chocolate eu tô, na verdade, pegando meia xícara de cacau em pó e meia xícara de açúcar; já misturados. Eu uso esse chocolate porque aqui na cidade as embalagens de cacau puro são de apenas 200g, e esse eu compro o pacote de 1kg. Muito mais prático (e barato) e sem comprometer a qualidade das receitas. Só que aí preciso fazer equivalências em receitas que pedem apenas cacau. Eu considero o açúcar que vem misturado no chocolate e reduzo essa medida da quantidade pedida de açúcar.

Na receita abaixo dá pra ver que coloquei as medidas do chocolate 50% (4 colheres = 2 colheres de açúcar + 2 colheres de cacau), e uma nota com as medidas pra quem for usar cacau puro.

Além dessa mudança a única outra foi passar as medidas para xícaras e colheres, pra facilitar pra todo mundo. E não precisou mais nada. O resultado foi esse pão de ló de chocolate alto, e extremamente leve! E isso é ótimo pra quem quer confeitar bolos, já que ele não vai pesar em cima do recheio.

E se quiser fazer bolos maiores no AsEasyAsApplePie tem as proporções pra cada tamanho de forma; daí é só calcular a quantidade dos demais ingredientes baseado no número de ovos:

15cm – 3 ovos
22cm – 5 ovos
24cm – 6 ovos
26cm – 7 ovos

Pão de Ló de chocolate  – original aqui

3 ovos
1/2 xícara de açúcar refinado*
1/2 xícara + 1 colher chá de farinha de trigo
4 colheres sopa de chocolate em pó 50%*

*Se for usar cacau em pó puro mude para 3/4 xícara de açúcar e 2 colheres sopa de cacau

Bata os ovos com o açúcar até formar um creme mais firme, quase como claras em neve. Peneire o chocolate sobre os ovos e misture delicadamente, com um fouet ou uma espátula, até ele ser todo incorporado. Repita o procedimento com a farinha. Transfira para uma forma de 15cm, untada, e não nivele a massa, nem bata a forma. Leve ao forno aquecido a 200° por cerca de 30min, até assar completamente. Desligue o forno e espere 10min. Só então tire o bolo do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

Sabia que pão de ló vira biscoito champanhe? Aqui tem tudo explicado!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

2 ideias sobre “Pão de Ló de chocolate, pra anotar no caderninho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *