Rolinhos de cenoura com canela

Rolinhos de cenoura são uma versão um pouco mais rica dos famosos cinnamon rolls. Com uma massa bem macia e o tradicional recheio de canela, eles ficam ótimos pro café da manhã ou pra beliscar a tarde…

rolinhos de cenoura

A massa é um pouco diferente dos cinnamon rolls que já apareceram por aqui, mas esse detalhe varia mesmo nos rolinhos tradicionais. É tipo pão de batata, um nome só mas várias receitas parecidas. A grande diferença nesses é a cenoura ralada que vai na massa. Eu achei que fica bem suave…. Tanto que o sabor da cenoura nem aparece! Então se você está procurando um jeito de comer vegetais, tá ótimo. Se você quer realmente o sabor da cenoura, aconselho aumentar a quantidade pra pelo menos uma xícara e meia!

rolinhos de cenoura

Outra mudança que você pode (ou não) fazer? Aumentar o açúcar. A receita original leva uma cobertura de cream cheese e açúcar, e por isso a massa não é tão doce. Como eu queria um pãozinho pro café, pulei a cobertura.. Só que aí a massa ficou no limite do sem doce. Não é ruim, mas a formiga em mim sentiu falta. Pra quem não gosta de coisas muito doces, deixe como está na receita abaixo; quem for formiga pode dobrar o açúcar da massa.

carrot rolls

Último detalhe? O modo de espalhar o recheio com a manteiga derretida e o açúcar depois faz com que ele seja muito sutil no resultado final. De novo, a intenção era um pãozinho pro café. Pra quem quer um recheio mais aparente vale misturar a manteiga, sem derreter, com o açúcar e a canela e passar essa pasta na massa. Fica mais difícil a montagem, mas o recheio aparece mais depois. De novo: escolhas. Faça a sua conforme seu gosto e tenha os melhores rolinhos de cenoura pro seu lanche!

pãezinhos de cenoura

Atualização: em 2022 refiz essa receita pra gravar um vídeo novo, com narração pra ficar mais acessível. E fiz duas pequenas mudanças. Primeiro, aumentei o fermento em 30% e o resultado ficou mais fofinho, sem nenhuma mudança no sabor. Por isso essa mudança foi pra receita abaixo. A outra mudança foi na assadeira. A primeira versão foi assada em um refratário de vidro, e dessa vez usei uma forma redonda de metal. Não senti muita diferença, então fica a fica de que pode ser em qualquer uma das duas. O que eu experimentei foi assar uma versão individual num ramequin e ficou muito bom!

Rolinhos de cenoura – original aqui

1 xícara de leite morno
1 colher sopa de fermento biológico seco
1/4 colher chá de açúcar refinado
30g de manteiga
1 ovo
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
1/2 colher chá de sal
3/4 colher chá de canela
1 xícara de cenoura ralada

recheio:
30g manteiga derretida
1 xícara de açúcar
1 colher sopa de canela

Misture o leite com o fermento e a colher de açúcar e deixe descansar por 5 minutos. Acrescente o ovo, a baunilha e a manteiga e misture bem. Em uma vasilha junte a farinha com o açúcar, o sal e a canela e misture também. Junte os líquidos à farinha e misture até incorporar e então junte a cenoura. Comece a sovar a massa assim que sentir que é possível; talvez precise de mais farinha, mas tente adicionar o mínimo possível. Sove a massa até obter uma bola lisa e bonita. Deixe em uma vasilha enfarinhada e coberta com plástico por cerca de 1h, até dobrar de tamanho. Em dias quentes pode ser menos tempo, por volta de 45min.

Abra a massa até obter um retângulo com 0,5cm de espessura. Pincele com a manteiga derretida e cubra com o açúcar e a canela. Enrole, como um rocambole e corte em 8 fatias. Ajeite os rolinhos em uma assadeira untada com manteiga. Cubra novamente com plástico e deixe descansar mais 15min. Então leve ao forno, já aquecido a 200C, por cerca de 30min.

PS: Se quiser, antes de levar ao forno polvilhe mais um pouco de açúcar e canela por cima dos rolinhos.