Torta de pão com chocolate – ou quase isso

Torta de pão com chocolate, que também podia se chamar pudim de pão ou rabanada de forno… Mas que, independente do nome, é um jeito delicioso de aproveitar pão velho!
torta de pão com chocolate

Explico o nome torta: manter a coerência por aqui. O nome original em inglês seria pudim de pão com chocolate, porque por lá o pão embebido em leite e ovo é chamado de pudding. Só que pudding não tem nada a ver com o nosso pudim.

Fala sério, se eu falar pudim de pão você provavelmente vai imaginar esse pudim

E por aqui já apareceu uma tal torta rabanada, que é basicamente a receita de hoje sem chocolate, com canela e em tamanho maior. Tá, é uma receita bem diferente, mas eu diria que irmã da de hoje. Então temos Torta de pão com chocolate; parece a parte macia da rabanada só que sabor chocolate! É uma delícia quentinha ou gelada, e se tornou um dos meus jeitos favoritos de aproveitar aquele pão dormido…

E falando no pão, eu fiz com pão de sal que é o mais comum. Fica gostoso. Mas imagino que com um pão sem casca fique melhor, e mais bonito. Se tiver pão de forma ou aquele pão tipo brioche (parece pão caseiro) sobrando, prefira eles!
torta de pão com chocolate

Torta de pão com chocolate – original aqui

3 xícaras de pão picado*
1/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
1 1/2 xícara de leite
3 ovos
gotas de chocolate branco – opcional

*mais detalhes sobre o pão no texto acima;

Pique o pão em cubinhos e coloque em uma assadeira untada. Em uma panela junte o açúcar, o chocolate e o leite e esquente até dissolver tudo. Em uma tigela bata os ovos, e ainda batendo junte a mistura de chocolate. Cuidado pra não cozinhar os ovos.

Verta essa mistura sobre o pão picado e deixe descansar 15min para o pão absorver bem. Passado esse tempo espalhe algumas gotas de chocolate (qualquer um na verdade) sobre o pão e leve ao forno, aquecido a 200C, por 40min. Depois de assado, espere mais 10min antes de servir, pra tudo assentar.