Torta de Leite, e como um básico pode ser gostoso!

Torta de leite, que também pode ser chamada de torta de creme, ou de baunilha já que todos esses sabores se encontram no recheio.
torta de leite

A princípio fiquei tentada a traduzir essa receita para torta de mingau. É que o passo a passo do recheio se parece muito com o mingau de Maizena, que conheço desde pequena; e achei que o resultado também seria muito parecido. Só que não, o creme dessa torta é bem mais rico e cremoso que o mingau, e de certa forma mais leve também! Acabei decidindo por deixar o nome como no original em inglês: torta de leite.
torta de leite

A massa  é básica também, mas chama atenção por não usar manteiga gelada como a maioria. O resultado é que não fica tão crocante quanto as outras também. Pra um recheio tão levinho, acabei gostando da massa mais macia; mas pra quem não abre mão de massas crocantes, vale a pena experimentar a da torta de pêssegos.

Não mudei quase nada na adaptação, apenas diminuindo pra metade e acertando as medidas para valores comuns por aqui. E aí que eu achei que poderia ter um pouquinho mais de recheio. Então se sua forma for de 20cm exatos a quantidade vai dar certinho, mas se for pouco maior, como a minha de 21,5cm, pode parecer que ficou faltando recheio. Minha ideia? Faça receita e meia de recheio e se sobrar alguma coisa deixe gelar num potinho tampado. Fica uma sobremesa mais simples, e ainda assim gostosa.

Um último detalhe: como dá pra ver no vídeo, eu uso britas como peso para massa. É possível usar todo tipo de coisa: feijões, bolinhas de cerâmica, pesos próprios, e até pedras, como eu. Se elas forem a sua escolha, basta lavar um punhado de britas novas e deixar de molho no álcool por algumas horas. Depois é só secar e guardar em uma vasilha fechada.

Torta de Leite – original aqui

Massa
100g de manteiga pommade
1/2 xícara de açúcar refinado
1 gema
2 colheres chá de água gelada
1 xícara de farinha de trigo

Bata a manteiga e o açúcar até conseguir um creme. Junte a água e a gema e bata novamente. Adicione a farinha e amasse apenas até conseguir uma massa homogênea, que vai estar bem grudenta. Enrole em filme plástico e leve a geladeira por 1 hora. Em uma superfície enfarinhada abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma de cerca de 20cm. Volte a geladeira por mais 30min para a massa firmar um pouco. Cubra com papel alumínio e coloque pesos em cima (mais detalhes no texto acima). Leve ao forno, aquecido a 180C, até que as bordas dourem.

Recheio
1 xícara de leite
10g de manteiga
2 colheres chá de farinha de trigo
2 colheres chá de amido de milho
4 colheres sopa de açúcar
1 ovo
1/2 colher chá de baunilha
Açúcar com canela pra cobrir

Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo até conseguir um creme liso. Vale dissolver farinha e amido no ovo antes de qualquer coisa, pra evitar pelotas. Cubra a massa da torta com o recheio ainda quente. Cubra com açúcar e canela imediatamente se quiser que derretam e formem uma calda por cima. Ou cubra na hora de servir pra que não derreta.

——————————-
Em 2014: Bolo Cítrico