Brownie saudável… será?

Se eu te disser que esses ingredientes aí embaixo podem virar um brownie você acredita? Eu também não, por isso tô escrevendo isso antes de testar a receita. Vi essa ideia maluca num site americano de “apoio a mudança de hábitos alimentares”, nome legal pra vamos comer direito e perder o pneu de caminhão adquirido neste inverno. Com isso em mente, vou ali na cozinha e já volto….

Contei que não leva ovo, nem leite, nem manteiga/óleo/banha?

brownie1

Voltando da experiência… Eles viraram um brownie! \o/ (dancinha da vitória)

Mas não um brownie convencional…. Se você está esperando um bolo denso, quase pudim, com aquele sabor super pronunciado de chocolate… esquece. Ele fica mais para um bolo bem úmido de chocolate com um leve fundo de banana, embora isso possa ser culpa minha: A receita original falava em cacau em pó e eu troquei por chocolate em pó 50%. (Aconselho usar o cacau se houver possibilidade) Se você tirar o brownie original da cabeça e focar em um bolo de chocolate… pronto, ele te ganha fácil fácil. Experimente e me conte, e mande fotos!!

brownie5

Brownie de Abobrinha
xícara de 240ml

1 maçã
2 bananas amassadas
1 1/2 xícara de açúcar refinado
1 xícara de chocolate em pó – ou meia xícara de cacau em pó
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
2 xícaras de abobrinha ralada – 1 abobrinha grande mais ou menos
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amêndoas/castanhas – não usei

Bata a maçã, a banana e o açúcar no liquidificador até ficar homogêneo. Junte o chocolate em pó e bata apenas até misturar tudo. Em uma vasilha rale a abobrinha em ralo fino. Junte a mistura do liquidificador, o fermento e o sal e misture. Acrescente a farinha (e se for o caso as castanhas) e misture delicadamente até ficar homogêneo, cuidado para não ficarem grumos de farinha sem misturar.

Leve ao forno em assadeira untada e enfarinhas, ou forma de silicone, por cerca de 1hora a 180°. Como é um bolo bem úmido o teste do palito não é muito confiável. O ponto é quando ao pressionar a superfície, delicadamente, com o dedo, o bolo volte invés de afundar de vez (bizarro eu sei)

brownie3

Dica: se você não gosta da ideia da textura da abobrinha bata no liquidificador em vez de passar no ralador.