O truque do chá – drops

Essa sexta a bebida tá mais pra dia de ressaca do que drink pra festa… mas ainda assim fica entre as minhas favoritas.

É basicamente um chá*, mas com um truque pra ganhar sabor a mais: no lugar de acrescentar açúcar ou mel ao chá já pronto você carameliza o açúcar antes e só então prepara a bebida! A ideia eu aprendi num post do I Could Kill for Desert do ano passado, e tenho usado desde então. Você faz como se fosse preparar calda de pudim, mas em proporções ligeiramente diferentes. Eu comecei fazendo 1 pra 1, e fui adaptando pro meu gosto, sugiro que façam assim também:

Em uma chaleira/leiteira/panela leve ao fogo uma colher de açúcar cristal, ele vai derreter mais devagar que o refinado e tem menos chance de queimar. Quando o açúcar estiver derretido e com uma coloração dourada acrescente uma xícara (240ml) de água. O açúcar vai endurecer e espirrar, mas como a quantidade de água é muito grande rapidamente ele vai derreter. Junte da água acrescente as especiarias que preferir, dessa vez usei uma canela, um anis estrelado e dois cravos. Quando a água ferver desligue e acrescente o chá que quiser. Eu usei um envelope de chá de hortelã. Também vale usar folhas. Sirva coado ou com as especiarias.
cha caramelado* Chá na verdade é apenas a infusão de folhas/flores/etc da Camelia Sinensis, os tais chá verde, vermelho, branco, oolong e por aí vai. Infusões feitas de qualquer outra planta são, tecnicamente, chamadas apenas infusões. Mas como popularmente a gente acaba chamando tudo de chá fica registrado que cada vez nesse texto que eu escrevi chá eu estava me referindo a infusões…rs

Salvar