Pão natural – aprimorado

Pão caseiro, com casquinha crocante, massa fofinha e feito com fermento natural! Também conhecido como aprimorar receitas é sempre bom…

Desde que consegui fazer (e manter vivo!!) meu Levain, também chamado fermento natural, eu venho tentando melhorar o pão básico feito dele. Esse pão é realmente a receita mais simples possível: água e farinha; e um pouquinho de sal pra temperar, mas isso é opcional.

Só que do primeiro ao desse post rolou muita água! Enquanto o primeiro era pesado, duro e sem casquinha crocante, esse ficou bem mais fofinho mesmo mantendo a casquinha crocante; e finalmente acertei a quantidade de sal necessária pra dar gosto sem matar o fermento.

A maior diferença talvez seja na próprio fermento, nas últimas semanas transformei ele em Levain branco. É o mesmo levain de antes, mas que foi sendo alimentado primeiro com uma mistura de farinha integral e farinha branca, e depois apenas com a branca. Eu acabei me dando melhor com ele, e quando quero um pão integral uso a farinha integral apenas na massa. Mas se o seu Levain é o tradicional vale tentar o passo a passo abaixo também sem problema!

Pão natural aprimorado

1/2 xícara de água filtrada
1 xícara de fermento natural – receita aqui
2 xícaras de farinha de trigo branca*
1 pitada de sal
azeita pra untar
panela que possa ir ao forno**

* ou 1 xícara de farinha integral e cerca de 3/4 xícara de farinha branca, a quantidade nesse caso ode variar dependendo da textura da farinha integral.

**também vale uma forma redonda com uma tampa improvisada. Por muito tempo assei em uma forma tampada com o fundo de outra.

Em uma vasilha misture o fermento com a água até dissolver completamente. Vá acrescentando a farinha e o sal e misturando e sovando a massa. Esse é um pão de sova longa então assim que a massa não estiver mais líquida comece a sovar. E vá acrescentando o restante da farinha a medida que a massa for ficando mole novamente. Sove por pelo menos uns 20 minutos, antes de a massa formar bolhas não está pronto, e quanto mais sovar mais macio e com mais alvéolos o resultado final.

Com a massa pronta unte a panela/forma e transfira a massa pra ela. Tampe e deixe crescer por 8h em local calmo e não muito frio. Se o dia estiver frio vale até deixar a panela no sol. Uns 15 minutos antes de levar o pão ao forno já ligue-o pra aquecer a 230°. Leve o pão ao forno com a panela tampada por pelo menos 20min. Destampe e deixe no forno até dourar completamente. Eu costumava medir a temperatura do interior do pão com um termômetro e só retirar do forno depois dos 97°, mas mesmo sem o termômetro dá pra ver quando o pão tá pronto.

Retire da panela imediatamente e deixe esfriar sobre uma grade antes de guardar. Pra evitar que murche eu costumo guardar enrolado em um pano só dele.

Salvar

Salvar