Pão natural de Cebola

Pão caseiro, feito com fermento natural e temperado com cebola!

As experimentações com o fermento natural continuam e dessa vez o diferencial fica por conta do tempero! A ideia dessa receita pode ser modificada com as ervas/especiarias favoritas de quem for comer, mas é sempre bom ter atenção pra textura do tempero. Pique tudo em pedacinhos bem pequenos pra sumirem no pão e funcionarem apenas como tempero mesmo, ou deixe grande ciente da mudança na textura.

A outra grande diferença é a dupla fermentação. Normalmente eu deixo o pão crescer apenas uma vez, já na panela em que será assado e pronto, forno. Dessa vez fiz duas fermentações longas e a mudança foi gritante! A massa do pão ficou bem mais fofa e com uma textura bem mais elástica. Demora mas vale muito a pena! Uma última dica antes de ir direto pra receita: pra quem prefere fazer o corte ao longo do pão, faça logo antes de ir pro forno e experimente pingar umas gotinhas de óleo/azeite no corte.

Pão natural de cebola

1 cebola pequena em cubinhos
3 dentes de alho amassado
1 colher sopa de grãos de mostarda
1/2 xícara de água
1 xícara de fermento natural – daqui
1/4 colher chá de sal
1 colher sopa de açúcar
azeite
cerca de 2 xícaras de farinha de trigo

Em uma frigideira esquente um fio de azeite e refogue a cebola; quando ela começar a dourar acrescente o alho e a mostarda e mexa até que dourem. Deixe esfriar antes de usar. Em uma vasilha misture o fermento natural com a água e o açúcar até dissolver bem. Acrescente uma xícara de farinha e misture até incorporar. Só então junte o sal, assim ele não atrapalha o fermento.

Vá acrescentando o restante da farinha e sovando a massa, em uma bancada se for mais fácil. Tente não usar farinha demais, apenas o suficiente para que a massa fique coesa e lisa. Sove por pelo menos uns 15 minutos para desenvolver bem o glúten da farinha. (com uma batedeira potente isso pode ser bem mais rápido)

Unte uma vasilha com azeite, transfira a massa para ela e tampe. Se a vasilha escolhida não tiver tampa vale usar filme plástico. Deixe crescer até que dobre de tamanho, dessa vez estava um dia nublado com 20° e demorou cerca de 6h.

Transfira a massa da vasilha para uma bancada e amasse para retirar todo o ar formado. Sove a massa fazendo dobras: amasse até abrir a massa ligeiramente e dobre várias vezes e então amasse novamente. Repita esse processo algumas vezes e aproveite esse momento para juntar a cebola na massa, espalhando sobre ela antes de dobrar; e então modele o pão. Eu gosto e apenas fazer uma bola alta com as pontas da massa voltadas para baixo. E transfira para uma panela* untada. Tampe e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Ou como eu faço: deixo dormir a noite (8h) no forno desligado e asso pela manhã.

Passado o tempo aqueça o forno a 250° e asse por 30min com a panela* tampada. Retire a tampa e deixe no forno até dourar. Para uma casquinhas mais dourada basta ralar um pouco de queijo (qualquer um) em cima do pão logo antes de ir pro forno.

*Eu uso uma panela grande que pode ir no forno, mas qualquer forma que possa ser tampada serve. É a tampa que vai prender o vapor perto do pão e garantir a casquinhas crocante. Dica: panelas de pedra são ótimas pra isso!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar