Bolo triplo de limão

Um bolo de limão, naturalmente já úmido, recheado com curd de limão, e por cima aquela tal casquinha de açúcar e algumas raspas pra deixar tudo mais perfumado ainda!

Tudo começou com uma pergunta da minha mãe: “vc tem alguma receita pra fazer com todos esses limões?”. Isso porque no pomar da cozinha Roman original tem pé de limão capeta (aquele alaranjado e caroquento, super ácido, que eu amo).
Minha primeira ideia foi preparar um curd, que é uma espécie de creme de manteiga, açúcar e ovos, e uma fruta, normalmente ácida. Por aqui já tivemos curd misto de limão siciliano e capeta, então achei que era boa hora pra experimentar com um tipo de limão só.
Mas também tinha uns sicilianos sobrando (milagre) na fruteira, então eles acabaram virando bolo também. E o resultado foi esse bolo, não muito ácido mas bem perfumado, e que acabou ficando bem úmido sem nem precisar de calda. E os limões da vó viraram o recheio lindo desse bolo, ácido e doce na medida.
E esse bolo era pra ser simples, mas ele já tava recheado então merecia uma cobertura simples pra arrematar né?
A casquinha de açúcar por aqui costuma ser feita com açúcar e suco de limão, mas achei que aí já era demais e usei só água. Para os mais corajosos o suco de limão funciona também. E as raspas pra finalizar. Elas parecem ser só decorativas mas perfumam tanto que só de destampar o bolo já dá água na boca! Deixa a preguiça de lado e aproveita esses limões até a casca!

Bolo Triplo de Limão

massa:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de raspas de limão siciliano
1 xícara de açúcar
1 colher sopa de fermento em pó
125ml de leite
125ml de suco de limão siciliano
2 ovos grandes
1/2 xícara de óleo

Misture todos os ingrediente secos e as raspas. Em outra vasilha bata os ovos com o óleo até ficar homogêneo, junte o leite e o suco e misture bem. Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos aos poucos, misturando delicadamente. Transfira para uma forma untada e asse em forno aquecido a 200° até dourar.

recheio:
100ml de suco de limão capeta
100g de manteiga sem sal
1 colher sopa de raspas do limão
1 1/2 xícara de açúcar
3 ovos

Em uma vasilha bata os ovos até misturarem bem e reserve.
Leve os demais ingredientes ao fogo mexendo até derreter tudo. Volte a bater os ovos e acrescente metade da mistura quente aos poucos, batendo sempre. Isso vai impedir que os ovos cozinhem com o calor.. Volte a mistura de ovos batidos para a panela e misture tudo no fogo até engrossar. Quando o curd não estiver mais escorrendo das costas da colher conte 5 minutos, mexendo sempre, em fogo baixo e desligue. Deixe gelar antes de usar.

montagem:
açúcar de confeiteiro
água
raspas dos limões

Desenforme o bolo já frio e corte ao meio e recheie com o curd já gelado. Misture o açúcar com um pouquinho de água de cada vez até formar um glacê, a quantidade depende da vontade de cada um. Eu usei cerca de 3/4 de xícara de açúcar. Cubra o bolo com esse glacê e finalize com as raspas. Volte o bolo para a geladeira até firmar tudo.

—————————-
Em 2015: torta trufada de chocolate

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar