Pão de ervas

Pão natural de ervas, ou como transformar aquele pãozinho caseiro de sempre.

Já tem um tempo que o pão natural tem dado as caras aqui em casa, tanto que agora temos até dois potes de fermento vivo! Mas chega uma hora que a mesma receita toda semana começa a cansar né? E tem jeitos muito fáceis de dar uma animada no pão de sempre sem fugir muito da proposta do pão natural.

(Pra quem tá em dúvida o tal pão natural é o pão mais simples de todos: farinha, água, fermento vivo, e com isso já dá pra fazer o pão. Eu ainda uso uma pitada de sal e um fio de azeite pra acrescentar sabor, mas isso é opcional. Esse tipo de pão é considerado mais saudável porque não tem muita gordura e nenhum aditivo químico bizarro, tipo o brometo que o pãozinho de padaria as vezes (quase sempre) tem.)

O jeito mais fácil de fugir do mesmo sabor sempre é com saborizantes simples, como o de hoje: ervas! Só combinando diferentes ervas dá pra ter um pão diferente a cada semana! O de hoje teve alecrim, orégano fresco e hortelã em quantidades iguais. Mas dá pra usar orégano seco? Dá! Dá pra usar só alecrim? Dá. Dá pra fazer o que quiser! Pega as ervas que você tiver na hortinha, ou compra as suas favoritas na feira e pronto!

PS: não tem fermento vivo? Aqui eu te conto como fiz o meu, com passo a passo e tudo!
PS2: quer usar fermento biológico dos comprados prontos? Aqui tem as proporções pra substituir um pelo outro.

Pão de ervas

3/4 xícara de fermento natural
1/2 xícara de água
1/2 colher chá de sal
1 fio de azeite
4 colheres sopa de ervas picadas
cerca de 2 xícaras de farinha de trigo*

*vale usar parte integral parte branca, na proporção desejada, ou usar apenas farinha branca

Misture todos os ingredientes, deixando o sal e a farinha por último. Vá acrescentando a farinha aos poucos enquanto vi sovando a massa; e o sal quando já tiver um pouco de farinha na massa. Sove até a massa tingir o ponto de véu: quando você pega um pouco de massa e estica e ela fica quase transparente, tipo um véu, sem rasgar. Talvez não precise usar toda a farinha e talvez precise um pouco mais, mas tente não adicionar muito mais enquanto sova para que o pão não fique muito pesado.

Deixe descansando em uma vasilha tampada até que dobre de volume. Em um dia quente e com sol costuma demorar umas 2h. Enfarinhe levemente a bancada e modele o pão: retire todo o ar da massa apertando com as pontas dos dedos e enrole. Cubra o pão com farinha, formando uma camada fina em volta dele e transfira para uma panela untada com azeite. Ou uma forma que tenha como ser tampada.

Deixe crescer novamente até que dobre de volume de novo, nas mesmas condições cerca de 2h de novo. 15 minutos antes de colocar no forno faça os cortes com uma faca afiada, cada corte deve ter cerca de 1-2cm de profundidade. Aqueça o forno a 250º e coloque o pão pra assar tampado, por cerca de 30min. Destampe e deixe no forno até que doure completamente.

O ideal é deixar que ele esfrie em uma grade para que não sue nem murche. Pra quem não tem grade própria pra isso vale deixar na própria grade do fogão.

——————————
Em 2015: Bolo de coco de festa

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar