Em uma vasilha misture a farinha com o orégano, o sal e o fermento. Junte a manteiga e vá amassando e misturando até conseguir uma espécie de farofa.
Então junte o leite aos poucos, ainda misturando. Com as mãos vá apertando a massa, sem sovar, até que ela vira uma bola coesa.
Cubra e leve para a geladeira por cerca de 30min. Enquanto isso unte enfarinhe duas assadeiras grandes. Em uma tigelinha bata a gema com a água apenas até ficar homogêneo e reserve. Quando tirar a massa da geladeira, ligue o forno a 200C para ir aquecendo.
Abra a massa em uma superfície enfarinhada até que ela fique com cerca de 3mm de espessura. Vá tentando formar um retângulo enquanto abre.
Corte o retângulo com 20cm de altura e guarde as rebarbas para fazer um novo retângulo. Pincele a massa com a gema diluída e espalhe parte do gergelim sobre ela. Passe o rolo de abrir a massa por cima, bem de leve, apenas para prensar as sementes de gergelim na massa. Então corte esse retângulo em fatias com cerca de 0,5-1cm de largura. Gire cada fatia sobre si mesma, torcendo um pouco, e transfira para a assadeira preparada. Repita até preencher a assadeira, deixando um espaço de uns 2-3cm entre as tirinhas pra que o ar circule entre elas. Leve a assadeira ao forno por cerca de 20-30min, ou até que a parte com a gema doure. Enquanto isso abra as rebarbas de massa em um novo retângulo e repita todo o procedimento com ele.
Espere os grissini esfriarem antes de guardar ou servir, eles ficam mais crocantes já frios.