Descasque e pique as batatas em pedaços médios. Coloque pra cozinhar numa panela com água e cerca de meia colher de sal. Deixe as batatas cozinharem até estarem macias, então retire da água.
Enquanto as batatas cozinham: lave a abobrinha e corte as pontas. Passe a abobrinha no ralado, incluindo o miolo, na parte do ralo grosso. Coloque a abobrinha ralada em uma vasilha com um pano, ou peneira fina, e misture com cerca de mais meia colher de sal. Deixe descansar por 20min.
Depois de retirar as batatas cozidas da panela, amasse com um garfo. Não precisa amassar até formar um purê liso e com goma, basta quebrar bem as batatas.
Passado o tempo de descanso da abobrinha, feche o pano em uma trouxa e aperte bem para retirar todo o líquido*. Se estiver usando uma peneira aperte bem com uma colher para retirar o máximo de líquido possível.
Junte a batata amassada, a abobrinha desidratada, o cheiro verde e a farinha e misture bem formando uma massa. Prove e veja se precisa de mais sal.
Usando duas colheres untadas modele porções de massa formando queneles. Frite em uma panela com cerca de 2cm de óleo quente.
Notas
* o líquido retirado da abobrinha pode ser usado em outros cozimentos, apenas é preciso lembrar que essa água já está salgada