Esfiha de tabuleiro

Sabe quando a comida fica tão boa que nem dá tempo de tirar a foto? Foi mais ou menos isso com essa torta. Parti um pedaço, tirei uma foto pra garantir e deixei pra tirar as fotos na manhã seguinte. De manhã tem uma luz mais legal e as fotos ficariam melhores… Ficariam se metade da torta não tivesse ido embora durante a noite!!! Enfim, as fotos não estão a coisa maais linda do mundo, mas pensem nisso como prova do quão gostosa a receita ficou…rs
Se quiserem, dá pra usar a receita da massa para fazer esfihas tradicionais também. É só abrir a massa, sem deixar crescer antes, montar as esfihas, pincelar e colocar no forno.

Esfiha de tabuleiro
xícara de 240ml

recheio:
500g de carne moída (da sua escolha)
1 cebola grande em cubinhos
azeite
sal
cebolinha
1 lata de tomate sem pele, em cubinhos

Aqueça o azeite e doure a cebola até ficar transparente. Junte a carne e refogue até perder a cor vermelha. Acrescente o tomate e acerte o tempero. No final junte a cebolinha. Se quiser vale acrescentar cheiro verde, pimenta, bacon, o que você imaginar. Deixe esfriar antes de usar.

massa:
10g de fermento biológico seco (1 pacote)
300ml de leite integral morno
1/4 xícara de óleo1 1/2 colher chá de sal
1 1/2 colher sopa de açúcar refinado
2 colheres sopa de farinha integral*
cerca de 3 xícaras de farinha branca

1 gema e gergelim torrado para montagem

Misture o açúcar com o fermento. Acrescente o leite e misture até dissolver. Junte o óleo, o sal e a farinha integral e misture. Vá acrescentando a farinha branca e amassando com as mãos até obter uma massa lisa. Unte um refratário com manteiga e com cerca de 2/3 da massa forre o fundo e as laterais. Deixe crescer por cerca de 20minutos.

Cubra a massa com o recheio, já frio e cubra tudo com o restante da massa. Fica mais fácil se você abrir ela mais ou menos na bancada, com um rolo, e então colocar por cima do recheio e arrumar, juntando com as laterais. Pincele com a gema e salpique o gergelim por cima. Leve ao forno médio até dourar.

*Se não quiser usar a farinha integral vai precisar de um pouco mais de farinha branca.

a metade da torta que sobreviveu à noite

Salvar