Drink de natal

Drink de natal com ingredientes fáceis de encontrar na época e um passo a passo básico pra quem quer começar a fazer seus drinks.

A primeira versão desse drink é de 2014, o primeiro ano do Cozinha. Eu tinha visto uma receita de outro drink que envolvia ferver água, açúcar e alguma erva e usar essa calda pra adoçar o drink. Na época, eu nunca tinha feito xarope saborizado (que essa mistura citada) e fique curiosa pra tentar. Usei o que tinha em casa, então a combinação foi morangos e amoras congelados, vodka e calda de hortelã.

Isso foi em dezembro. E junto com as cores dos ingredientes inspirou o nome do coquetel: Drink de Natal.

Agora em 2022 resolvi revisitar a receita. Além da foto nova atualizei o modo de preparo também. A ideia de fazer um xarope de hortelã continua boa, mas acho que esse drink pede frescor. E nesse caso a erva fresca, como o próprio nome indica, é uma opção melhor. Pra tirar bem o sabor dele o que eu faço é amassar muito bem as folhas no açúcar. E coar o drink depois. Seguindo essa linha de raciocínio troquei as frutas congeladas por frescas. E, como o morango é muito mais fácil de achar por aqui do que amoras, fiquei só com ele.

Acabei gostando das mudanças. O drink de natal versão 2022 ficou leve e refrescante e com o perfume suave da hortelã. Também acaba sendo uma base boa pra brincar com sabores. Imagino que combinações como maracujá e cachaça, ou manga e tequila podem funcionar muito bem.

Também é possível ignorar a parte do frescor da folha e realmente usar um xarope saborizado. Nesse caso basta ferver 1 parte de água com 1 parte de açúcar e um punhado de folhas. E lembrar de deixar gelar antes de usar. Coado e guardado num pote bem fechado, na geladeira, esse tipo de xarope dura pelo menos 2 semanas sem problema.

Print

Drink de Natal

Ingredients

  • 10 folhas hortelã
  • 1 colher sopa açúcar
  • 1 1/2 dose vodka
  • 1/4 limão
  • 3 morangos picados
  • gelo

Instructions

  • Amasse as folhas de hortelã com o açúcar até ele ficar verde e perfumado. Junte o limão e a vodka e bata em uma coqueteleira com gelo por alguns segundos, até gelar tudo.
  • Em uma taça redonda coloque alguns cubos de gelo e os pedaços de morango. Coe a bebida batida sobre eles e sirva em seguida