Bolo de Laranja

A receita de hoje é de família, ou quase. Era o bolo de laranja de minha mãe, dessas receitas bem fáceis de bater os ingredientes no liquidificador e depois só misturar com a farinha. E ainda ia laranja inteira. E o resultado era um bolo enorme, bem massudo (adoro) com gosto de laranja e aquele amarguinho bem suave no final do gosto, sabe?

Mais tarde na vida esse bolo de liquidificador também ganhou post, que tá nesse link.

Daí que eu que fui fazer o bolo, e eu não me aguento se não mexer na receita né… “E se” no lugar da laranja inteira fosse só o suco? E se no lugar do liquidificador só misturasse tudo? Afinal, não tinha mais que bater a laranja…*

O resultado foi um bolo completamente diferente! Mais fofinho (adoro também) e com o gosto de laranja mais suave, e sem amarguinho no final. Boa notícia pra quem não gosta (pena, eu gosto…). Pra aumentar o gosto de laranja fiz essa cobertura, de açúcar com laranja, bem simples, que também serve pra dar um charme. Tipo um acabamento sabe…

Bolo de Suco de Laranja

2 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar refinado
1 colher sopa de fermento químico
3/4 xícara de óleo
2 ovos grandes
250ml de suco de laranja

Em uma vasilha misture todos os ingredientes secos. Espalhe essa mistura para as laterais da vasilha e no meio coloque os ovos e o óleo. Vá misturando e acrescentando o suco de laranja aos poucos. Com essa massa não precisa preocupar em misturar delicadamente, é pra bater mesmo, até começar a formar bolhas. Transfira para uma assadeira de cerca de 20x35cm untada, e leve ao forno a 180° por cerca de 40 minutos, até dourar.

Para a cobertura usei açúcar de confeiteiro e suco de laranja. Não tem medida, acrescente o suco a cerca de 1 xícara de açúcar até que forme uma pasta mole, e então espalhe sobre o bolo, já frio. Se não quiser o gosto de laranja muito forte vale trocar metade ou todo o suco por água.

* Pra quem quiser experimentar a receita original é só trocar o suco por uma laranja Bahia, das grandes, inteira. Pique-a e bata no liquidificador com os outros ingredientes, menos a farinha e o fermento. Depois em uma vasilha misture a farinha, o fermento e a mistura batida. Leve pra assar do mesmo jeito que a nova versão.

Salvar