Bolo de menta com chocolate

Bolo de menta com chocolate, ou bolo de hortelã se for assim que você chama essa erva de sabor refrescante!

Uma das melhores (na minha opinião) combinações de sabores em forma de bolo! E o melhor, em forma de bolo fofinho e com uma cor linda! E o melhor do melhor: sem adição de essências totalmente sintetizadas em laboratório. O gosto de menta vindo direto da planta mesmo! Essa receita é mais uma que veio do Projeto Banquete e, como a redução de balsâmico, é uma delícia! A única alteração que eu nem sei bem se conta como alteração. No original parece que foi usada hortelã e eu usei menta.

Tirando a dúvida menta X hortelã, a única diferença é que no Projeto Banquete o bolo era de festa e ganhou recheio e coberturas, que eu ainda quero provar. Já aqui em casa era bolo pro café e fomos só de calda de chocolate bem da básica mesmo. Aliás, calda que é um truque ótimo pra dar um tchan em qualquer bolo, e melhor amiga do bolo de cenoura aqui em casa.

Atualização: em 2020 eu refiz essa receita porque perdi as fotos antigas e precisava de novas pra ilustrar esse post. Acabei fazendo algumas alterações para adaptar melhor o bolo ao gosto do pessoal daqui de casa. Aumentei um pouquinho a quantidade de farinha (só 1/2 xícara a mais) e dobrei a quantidade de menta/hortelã. Acabei gostando mais dessa nov versão e é ela que deixo na receita abaixo. Também tirei os pedacinhos de chocolate que vão misturados na massa. Pro meu gosto o chocolate na massa mais a calda acabam mascarando um pouco o sabor da menta. E esse é um bolo de menta com chocolate, então ela é que tem que brilhar. Se você não quiser fazer a calda fica a sugestão de misturar 50g de chocolate picadinho na massa antes de levar pro forno.

Bolo de menta – original aqui

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3 ovos
⅓ xícara de óleo vegetal
raspas de ½ limão
suco de ½ limão
1 xícara de folhas de menta*
½ colher sopa de fermento químico

* para medir a meia xícara: descarte os galhos e pressione as folhas na xícara até chegar a medida. Sem a pressão da mão parece que é mais, mas é assim mesmo.

Unte e enfarinhe um forma de 20cm de diâmetro e ligue o forno a 180° pra ir aquecendo.
Em uma vasilha peneire a farinha e o açúcar e reserve. No liquidificador bata os ovos, o óleo, as raspas e o suco do limão e as folhas de menta. Quando estiver uma mistura homogênea verta sobre a farinha e o açúcar. Misture delicadamente até incorporar todos os ingredientes. Adicione o fermento e misture apenas o suficiente para ele sumir na massa.

Com a massa na forma é só levar ao forno, que já vai estar quente, por cerca de 40-50min, até que passe no teste do palito. Espere amornar antes de desenformar.

Calda de chocolate

8 colheres sopa de açúcar refinado
8 colheres sopa de açúcar de confeiteiro
5 colheres sopa de chocolate em pó – 50%
1 xícara de água

É só misturar tudo e levar ao fogo até começar a engrossar. Não chega a atingir ponto de fio, só começa a engrossar mesmo. Use ainda quente que depois de fria ela endurece e vira casquinha.

Salvar