Farinha de Fubá torrado, anotada ainda na cozinha da vó

Farinha de fubá torrado, pra comer com arroz e feijão, pra fazer farofa, pra comer até com café. Sério. Calma que eu explico.

Essa receita foi anotada num papelinho (pra variar) enquanto minha vó tentava me explicar o que, pra ela, era a coisa mais óbvia do mundo: como torrar fubá pra fazer farinha. Afinal, como assim você não sabe torrar farinha menina? Não sabia mas agora, graças a vó, sei. E tô muito feliz porque ô receita pra ser versátil!

A primeira coisa que fiz com a farinha foi misturar açúcar e comer junto de uma xícara de café. Isso mesmo, açúcar. A farinha é ligeiramente salgada, mas coloque uma parte de açúcar para umas 3 de farinha e pronto. A gente come seca mesmo, com uma colher e do lado a xícara com café. Estranho pra mim, mega comum uma geração pra trás, e uma delícia!

Não quer farinha doce? Mantenha ela salgada mesmo, junte um ovo mexido, a couve que sobrou do almoço de ontem e uma banana picada. E assim se improvisa uma farofa deliciosa e que foge do comum da farinha de mandioca. Ou só come a farinha com a comida mesmo. Arroz e feijão e farinha é uma combinação bem comum, mas que fica com sabor especial com essa farinha de fubá.

Farinha de Fubá torrado

1 xícara de fubá
1/2 xícara de água filtrada

Misture o fubá com a água e deixe descansar por algumas horas. Eu gosto de fazer isso na noite anterior e preparar a farinha pro almoço.
Esquente uma frigideira e unte com um pouco de óleo. Passe o torrão de fubá (que se formou durante a noite) por uma peneira, direto na frigideira. Mexa de vez em quando, até que o fubá torre. Dá pra ver claramente quando o fubá perde a consistência de cru e fica torrado. Salgue a vontade. Ela pode ser guardada por alguns dias em um pote fechado

Dica extra da vó: funciona muito bem (na verdade fica ótimo) colocar um bacon ou torresmo pra servir de gordura no lugar do óleo.

——————————-
Em 2015: Beermosas

Salvar

Salvar