Cupcakes coloridos e algumas ideias

Cupcakes coloridos mas com uma base super tradicional (e deliciosa): bolo de baunilha e cobertura de ganache de chocolate branco!

Deixa eu tirar do caminho o que tá me incomodando nesse post: eu não tenho nenhuma habilidade com o bico de confeiteiro. Mesmo. Nem suspiros simples eu consigo fazer todos do mesmo tamanho. Mas eu adoro cupcakes com aquela cobertura lindona por cima. E eu realmente gostei da ideia geral dessa receita: uma base simples e fácil de agradar, mas que pode ganhar diferentes visuais.

Então ficamos assim: eu vou treinar bastante com o bico e um dia volto aqui com novas fotos de cupcakes tão lindos quanto eles eram na minha cabeça. Mas por enquanto a gente fica com os que eu consegui fazer mesmo. Porque nada justificaria eu ficar guardando essa combinação sem compartilhar com todo mundo. Então vamos lá:

O bolinho é de baunilha com base amanteigada, então é um bolo que aceita qualquer recheio e cobertura, e corante! Eu fiz apenas uma pequena parte da massa em azul e verde, mas mantive a base creme. Você pode mudar isso e fazer os seus cupcakes coloridos serem totalmente azuis, ou roxos ou qualquer cor. E o mesmo vale pra cobertura, eu fiz um lilás clarinho e um verde água, mas qualquer combinação vale! Só fica a dica de tomar cuidado com a cor do chocolate branco. Acabou que meu chocolate branco era na verdade amarelado, e isso influenciou na cor final da ganache. Se o seu chocolate também não for branquinho tem duas opções:

– levar o amarelado em consideração na hora de escolher os corantes
– usar dióxido de titânio, um corante (em pó) que deixa o chocolate branco bem branco. Esse corante é facilmente encontrado em lojas de confeitaria, ou no link do início da frase… 😉

Dica extra: repare no vídeo como meus bolinhos ficaram achatados. Isso acontece quando o forno não está quente o suficiente. No meu caso, eu esqueci de ligar o forno antes. Então lembre sempre de ligar o forno antes de começar a fazer a massa, e de manter na temperatura indicada na receita.

Cupcakes coloridos

Massa
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de açúcar refinado
2 colheres chá de essência de baunilha
4 ovos
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 1/2 colheres chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1 xícara de leite
corante líquido – opcional

Em uma vasilha misture a farinha cm o sal e o fermento e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Ainda batendo vá adicionando os ovos um a um, e depois a baunilha. Quando a massa estiver homogênea, e ainda batendo, vá acrescentando alternadamente o leite e a mistura de farinha. Assim que a massa estiver homogênea novamente pare de bater. Se quiser colorir a massa adicione o corante aos poucos e misture delicadamente apenas até incorporar. Divida a massa em 16 forminhas de cupcake e leve ao forno (200C) até assar completamente.

Cobertura
600g de chocolate branco
200g de creme de leite de caixinha
corante em gel

Derreta o chocolate e misture o creme de leite. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente o corante até obter a coloração desejada. Deixe descansar por 12h fora de geladeira.

Montagem
Saco e bico de confeiteiro
confeitos de estrela
corante em pó prata

Misture as estrelinhas com uma pitada do pó prata, até que estejam todas cobertas. Reserve.
Coloque a ganache no saco de confeiteiro com o bico escolhido. Para usar mais de uma cor você pode misturar as duas no mesmo saco de confeiteiro ou uma cor em cada um e os dois sacos juntos dentro de um terceiro, esse com o bico. Dessa forma as duas cores vão sair lado a lado no bico de confeiteiro. Confeite cada cupcake conforme seu gosto e finalize com as estrelinhas prateadas

Dica extra: se for manter os cupcakes na geladeira, vale a pena umedecer cada um com um pouquinho de xarope simples, ou sua calda favorita. Assim eles permanecerão úmidos por mais tempo.