Honeycomb, caramelo aerado feito de mel

Honeycomb é um tipo de caramelado super aerado, com diversas origens e diferentes nomes, mas sempre muito fácil de fazer!

Traduzindo honeycomb significa favo de mel, nome dado graças as cavidades que se formam nesse caramelo. Essas cavidade se formam quando o bicarbonato de sódio é adicionado e o caramelo começa a espumar loucamente. A ironia do nome é que, nas várias receitas que pesquisei, não tem mel nesse doce! Achei meio absurdo, principalmente porque um dos ingredientes é glucose de milho. Sabe aquele karo que povo coloca nas panquecas? Esse mesmo. Ingrediente que eu tenho o costume de substituir por, veja só, mel.

Nem preciso dizer que já estava resolvida a tentar um honeycomb de (redundância) mel. E pra isso fui atrás de uma receita que já estava namorando a bastante tempo. Tem mais de ano que vi um bolo de chocolate com honeycomb lá no The Cake Blog. A massa de chocolate virou até meu bolo de aniversário. Só que dessa vez resolvi pegar a receita do tal caramelo crocante e aerado. E segui a receita, praticamente, a risca; só mudando a glucose pra mel e pronto.

Mas isso não quer dizer que não dá pra mexer mais. Eu gostei do resultado final mas preferiria que ele não ficasse tão puxento. O que eu fiz é daqueles que grudam no dente pelas próximas semanas. Pra quem não gosta do puxa-puxa é só deixar o caramelo cozinhar mais; segundo o The Guardian, chegando a 150C antes de adicionar o bicarbonato já resulta num honeycomb menos puxento.

Honeycomb de Mel – original aqui

1 xícara de açúcar
1/4 xícara de mel
3 colheres sopa de água
1/2 colher sopa de bicarbonato de sódio

Antes de tudo prepare uma forma forrando o fundo e as laterais com papel alumínio e untando o papel com óleo. Eu usei uma forma de cerca de 20x30cm, mas se quiser um honeycomb mais gordinho é só usar uma menor.

Misture o açúcar com o mel e a água e leve ao fogo médio em uma panela alta. Não misture mais enquanto estiver no fogo, apenas deixe cozinhando. Se a panela ficar com as laterais sujas pincele um pouco de água nas laterais para evitar que cristalize. Quando essa mistura atingir entre 148-150C retire do fogo. Imediatamente adicione o bicarbonato, já espalhando o quanto puder sobre o caramelo; misture rapidamente, apenas para que o bicarbonato seja incorporado. Tudo vai começar a espumar bastante, rapidamente transfira para a forma preparada e deixe esfriar e secar. Isso pode demorar entre 1h e 2h. Quando estiver frio é só quebrar e já pode comer!

—————————-

Em 2016: Cajuzinho