Crackers 2.0, versão atualizada e sem manteiga

Crackers são biscoitinhos salgados e crocantes, normalmente pequenos também, ideais pra virar um petisco rápido. E que ainda aproveitam o excedente de fermento natural.

Porque essa foi a primeira coisa que me chamou a atenção nessa receita: é um jeito de aproveitar o descarte do levain. E pra quem não tem fermento natural em casa fica a mini história: sempre que a gente vai alimentar o fermento, primeiro tem que jogar fora parte dele. Até porque, se não fizer isso a coisa vai crescendo num nível que fica impossível…

Quer saber mais sobre como fazer seu fermento natural? Eu contei a minha saga nesse post.

Só que dá muita dó de jogar a coisa fora, então eu vivo buscando receitas pra usar esse excedente. E por aqui já apareceu de bolo de chocolate a biscoitinhos tipo cracker. Exatamente! O 2.0 do título tá ali por dois motivos: não são os primeiros crackers do dono da receita original, e não são os meus primeiros também.

Não conheço a primeira versão do Zero Waste Chef, mas não senti muita diferença entre os  resultados finais das minhas duas versões. A grande mudança é que a primeira leva manteiga, e essa não. E foi por isso mesmo que achei uma boa ideia postar essa receita aqui! Agora, falando em mudanças, eu só fiz duas pequenas modificações na receita. Ajustei um pouquinho a quantidade de levain usado de 2/3 pra 3/4 de xícara, mas dá pra variar a quantia dentro desse espectro que fica tudo bem. E a outra alteração foi o sal; a massa original leva menos sal, já que no final ela é pincelada com azeite e sal é moído sobre ela. Eu pulei toda essa parte e apenas aumentei um pouco a quantidade dele na massa.

Mas é claro que dá pra salgar mais, menos, acrescentar orégano, qualquer outro tempero, saborizar esses biscoitinhos como você preferir!

Crackers 2.0 – original aqui

3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de levain – não precisa estar alimentado
3 colheres sopa de azeite
3/4 colher chá de sal
1/4 colher chá de bicarbonato de sódio

Misture todos os ingredientes e sove até a massa ficar lisa.

Se quiser assar no mesmo dia cubra com um pano e deixe descansar 6h.
Se quiser assar no dia seguinte (ou até 3 dias depois) transfira para uma vasilha com tampa e deixe na geladeira.

Abra a massa em uma superfície enfarinhada, fure e corte no formato desejado. Transfira para uma assadeira (não precisa untar) e leve ao forno aquecido a 180C até que dourem. Espere esfriar antes de guardar em um pote de vidro.

———————————
Em 2014: Maionese de leite