Panquecas suflê, as tais panquecas japonesas

Panquecas suflê, que também ficaram conhecidas como panquecas japonesas, são essas versões mais altas e fofinhas das panquecas americanas tradicionais.

E essa é a explicação mais simples mas também meio que a mais completa que tem pra essa receita. Falo isso porque, nas primeiras vezes que eu vi essas panquecas suflê, eu fiquei com a impressão de que seria uma receita bem diferente, ou com ingredientes bem específicos e difíceis de encontrar.

Só que não tem nada disso! Os ingredientes são os mesmos de uma panqueca comum, tudo coisa fácil de ter em casa. O grande pulo do gato é o passo a passo, que muda um bocado. Mas ainda assim, não é um passo a passo complicado. A estrutura gordinha das panquecas tem duas bases fundamentais: uma massa que crua já tem bastante volume pra pouco peso, e uma técnica de “cozimento” que constrói o tamanho aos poucos.

Falando assim pode parecer difícil mas não é mesmo. O grande lance é “fritar” varias camadas de panqueca, uma de cada vez, uma em cima da outra. Ficou confuso? Na receita abaixo em explico direito, um passo de cada vez. A primeira claro fica feiosa, mas isso acontece com todo tipo de panqueca mesmo. E vai parecer estranho no início, mas conforme a gente vai fazendo vai ficando mais fácil (igual muitas coisas na vida também).

Agora, alguns últimos detalhes da receita. Como é um prato que fica muito tempo no calor, não tem muito açúcar nos ingredientes, pra não caramelizar demais e queimar a casquinha. Então é normal que ela fique com o sabor muito suave, e por isso é legal servir com outras coisas doces, como mel por exemplo. Também é importante lembrar de sempre manter o fogo baixo, justamente pra não queimar. E finalmente, eu fiz uma mudança na receita: retirei o leite que a original pede. A minha massa acabou ficando muito mole com ele e eu não consegui empilhar as camadas; Já na segunda tentativa, sem ele, deu certinho. Mas caso a sua massa fique seca demais, depois de acrescentar as claras, dá pra acrescentar 1 ou 2 colheres de leite sim.

Panquecas Suflê – original aqui

2 ovos
1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
2 colheres sopa açúcar
água e óleo para “fritar”

Em uma tigela misture a farinha e o fermento, e reserve. Em outra bata as gemas com o açúcar até que elas formem um creme mais claro. Peneire a farinha o fermento sobre elas e misture delicadamente. Por ultimo, bata as claras em neve e então adicione 1/3 delas de cada na massa, sempre misturando delicadamente e levantando a massa.

Para “fritar” as panquecas separe uma frigideira que tenha tampa, ou improvise uma tampa que encaixe na frigideira. Unte a frigideira e aqueça em fogo baixo. Coloque uma colher de sopa da massa no centro da frigideira e deixe que ela se espalhe sozinha. Quando ela começar a parecer mais sequinha coloque mais uma colher de massa por cima; logo em seguida pingue 1 colher de água na frigideira e tampe; depois de uns 2 minutos destampe e repita a operação, colocando mais massa e pingando mais água. As minhas panquecas aguentaram 4 camadas de massa no total, mas isso vai variar. Quando todas as camadas de massa já estiverem montadas, e a última não estiver mais úmida, vire a panquecas para dourar dos dois lados e pronto. Repita esse ritual até ter usado toda a massa.

———————————–
Em 2015: Bolo de Capim Limão
Em 2016: Leite Frito
Em 2017: Black e White Russians