Chana Masala – cozido de grão de bico

Chana Masala é um cozido de grão de bico, vegetariano, muito bem temperado e típico da Índia e do Paquistão, que foi adaptado pra uma cozinha mineira.

Esse cozido pode ganhar o nome de Chole Masala também, e como todo prato típico varia muito tanto de região pra região quanto de casa pra casa. Ainda assim dois pontos são constantes: o grão de bico é sempre a estrela do prato, e os temperos estão sempre presentes. A partir daí as variações acontecem direto, tem quem faça com bastante molho e tem quem faça bem sequinho. Tem versões com o grão bem firme, e tem versões que quase viram uma pasta. Aliás, a receita que me inspirou é bem sequinha mas tem ares de pasta também.

Ainda pensando nessa receita específica, que é do A Brown Table,  eu reduzi bastante os temperos. A maioria porque não encontro por aqui, como o Amchoor que é um pó feito de mangas verdes secas e que (dizem) tem um sabor mais cítrico. Falo isso porque a lista abaixo já tem uma quantidade de temperos um pouco maior do que as receitas que costumam aparecer aqui. Mas eu garanto que os sabores se combinam muito bem e o resultado não é nada enjoativo!

E claro, todos os temperos são opcionais e podem ser trocados por outros que você tenha; até porque parte deles é a substituição do Gran Masala, que eu não tenho. O que eu diria pra não tirar, se puder, é o limão e a hortelã. Eles realmente fazem diferença o sabor final, dando frescor pro prato.

E pra quem sentiu falta de alho e tomate, dois ingredientes muito comuns em cozidos por aqui, existem sim versões de Chana Masala com esses ingredientes. Dá sim pra acrescentar um ou dois dentes de alho junto da cebola, e também dá pra substituir parte da água por molho de tomate. Eu pretendo experimentar essa versão e quando fizer venho aqui contar. Se você fizer, por favor, conta aqui no comentários como ficou!

Chana Masala – original aqui

500g de grão de bico seco
2 colheres chá de sal
1/4 colher chá de bicarbonato de sódio
2 colheres sopa azeite
2 colheres chá de cominho em pó
1/4 colher chá coentro em pó*
1/4 colher chá canela em pó*
1/4 colher chá cravo em pó*
1/4 colher chá noz moscada ralada ou em pó*
1 cebola em cubinhos
1 colher chá açafrão da terra (cúrcuma)
1 colher chá de páprica picante
1/2 limão
hortelã picada – cerca de 30folhas

*esses temperos substituem 1 colher chá de Gran Masala

Deixe o grão de bico de molho em uma vasilha com bastante água por cerca de 12h.

Descarte a água do molho e transfira o grão de bico para uma panela junto com o sal, o bicarbonato de sódio e água o suficiente para cobrir tudo. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 30min, ou até o grãos ficarem macios mas antes de eles começarem a desmanchar. Se você usar uma panela de pressão comece com 10min e monitore.

Escorra os grãos mas reserve a água do cozimento. Retire as peles que se soltarem dos grãos e apenas descasque todos se você quiser, mas não é necessário. Em outra panela esquente o azeite e comece a refogar a cebola. Adicione os temperos em pó todos e mexa o refogado até a cebola ficar translúcida. Adicione os grãos e refogue por um minuto. Adicione 2 xícaras da água do cozimento e deixe cozinhando com a panela semi tampada. Você pode deixar cozinhar até a água secar completamente ou apenas até o caldo engrossar um pouco.

Antes de finalizar, prove para ajustar o sal. Desligue o fogo e esprema o limão sobre o caldo. Por fim misture as folhas de hortelã já picadas e pode servir.

——————————
Em 2015: Rosquinhas de Sal Amoníaco
Em 2016: Fermento natural – dicas
Em 2019: Bombom de Caramelo