Bolo Mil, de limão com brigadeiro branco

Bolo Mil que na verdade é bolo de limão com brigadeiro branco e cobertura de merengue tostado! E bolo mil porque essa é a milésima receita aqui no Cozinha!!

Desde 2014 a constância dos posts variou um pouco mas já tem um bom tempo que temos 3 receitas por semana. E finalmente essa é a receita número 1000; um número tão redondo que merecia uma comemoração! E claro, toda comemoração por aqui pede bolo…

Comecei a pesquisar bolos para comemorações que não fossem aniversários e o tema dourado ficava pipocando direto. Eu não queria um bolo realmente dourado, mas apaixonei com um todo coberto com merengue tostado e fiquei com as duas ideias na cabeça. Pensando no que combinaria com uma cobertura de merengue, me lembrei da torta de limão com leite condensado e merengue. E pronto, foram esses sabores que viraram o bolo.

Eu usei a mesma base do bolo de laranja com queijo, apenas trocando o cítrico, e adicionando limão na calda. E como o bolo já seria bem azedinho, deixei a doçura pro recheio de brigadeiro de chocolate branco. E antes da cobertura de merengue fiz uma camada muito fina de buttercream (não o americano) só pra selar o bolo e impedir qualquer recheio de vazar.

Agora, o que eu faria de diferente! Eu usei uma receita de bolo que não leva nenhuma gordura pura; isso quer dizer que toda a gordura da massa vem dos ovos e do leite. Eu gosto muito dessa massa, mas pra ser comida logo, no máximo no dia seguinte. Se você for levar mais de um dia fazendo esse bolo, ou se ele não for devorado em no máximo 2 dias, acho melhor adicionar um pouco de gordura pra garantir umidade pra massa. Essa troca está explicada na receita abaixo.

Por último antes da receita gigante, 3 dicas rápidas: primeiro, cuidado com o ponto do merengue. Se bater as claras demais antes de adicionar a calda o merengue fica duro, e meio quebradiço, e beeem chato de passar em volta do bolo. Se você estiver fazendo a versão sem termômetro tem menos chance de isso acontecer. Segundo, dá pra dividir essa tarefa em etapas; aqui eu acabei assando o bolo e fazendo o recheio num dia; montando e colocando a primeira cobertura no dia seguinte; e finalmente finalizando e comendo no terceiro dia; ele morou na geladeira durante todo esse tempo. E a terceira e última dica: qualquer limão gente! Todas as receitas que eu vi eram com limão siciliano e eu sempre só tenho limão Tahiti em casa. Lembra do mote do Cozinha: adaptar as receitas pra nossa realidade!

Bolo Mil

Raspas de 1 limão pequeno
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher sopa de fermento em pó
3 ovos pequenos (o certo seria 2,5)
3/4 xícara de leite*
1/3 xícara de limão

*se você for guardar esse bolo troque por 1/2 xícara de leite e 1/4 xícara de óleo; eu explico melhor no texto acima.

Prepare 3 formas redondas de 15cm de diâmetro, de fundo falso ou não: unte as laterais e o fundo das formas e forre o fundo de cada forma com um disco de papel manteiga, também untado.
Junte a farinha com o açúcar, as raspas e o fermento em pó. Em outra vasilha junte os ovos com o leite e o limão e misture também. Junte os conteúdos das duas vasilhas e misture apenas até conseguir uma massa homogênea.
Divida entre as formas preparadas e leve para assar a 200C por cerca de 20-30min, até que passe no teste do palito. Espere esfriar antes de desenformar e confeitar.

1 lata de leite condensado
1/2 xícara de creme de leite sem soro
100g de chocolate branco

Pique o chocolate e junte com o leite condensado e o creme de leite em uma panela. Leve ao fogo médio até o brigadeiro cozinhar e começar a soltar da panela. Retire do fogo e transfira para um prato untado. Deixe esfriar totalmente antes de usar, mas não precisa gelar.

1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
2 colheres sopa de limão

Junte a água com o açúcar e leve ao fogo médio até ferver; baixe o fogo e conte 2min. Desligue e junte o limão; misture e deixe gelar antes de usar.

Montagem

Retire os bolos das formas e nivele cortando os topos para que fiquem retos. Molhe os bolos com a calda já fria e deixe descansar 15min na geladeira para que a calda seja absorvida.
Espalhe metade do brigadeiro sobre um bolo, e metade sobre outro. Empilhe os dois e vire o terceiro bolo, de cabeça pra baixo, sobre o brigadeiro do segundo andar. Com tudo empilhado ajeite pra que não fique torto, acerte qualquer recheio que esteja escapando, e leve para o congelador por uns 30min.

2 claras
1/2 xícara de açúcar
100g de manteiga

Com o bolo gelado prepare a primeira camada de cobertura: junte as claras e o açúcar e leve ao banho-maria, mexendo de vez em quando, até atingir 70C. Se você não tiver um termômetro deixe no calor pelo menos até o açúcar dissolver.
Retire do calor e bata (de preferência com uma batedeira) até formar um merengue e esfriar. Somente quando a vasilha estiver totalmente fria continue batendo e vá adicionando a manteiga, uma colherada de cada vez.
Quando toda a manteiga estiver incorporada e o creme estiver fofo e homogêneo está pronto pra uso. Se o creme desandar e ficar mole: deixe na geladeira até firmar e então bata novamente até ficar fofo.

Retire o bolo do congelador e cubra ele todo com uma camada fina desse bolo. Ela não precisa ficar perfeita, só precisa selar todo o bolo dentro dessa cobertura. Volte o bolo para a geladeira por pelo menos 30min ou até a hora de finalizar.

4 claras
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água
1/2 colher chá de limão

Opção com termômetro:
Junte o açúcar com a água e leve ao fogo médio até atingir 114C. Enquanto isso comece a bater as claras com o limão até conseguir picos moles. Quando a calda atingir a temperatura desligue o fogo, continue batendo as claras e vá adicionando a calda aos poucos. Quando toda a calda estiver incorporada e o merengue homogêneo pare de bater e ele está pronto pra usar.

Opção sem termômetro:
Ignore a água, não precisa dela nessa versão. Junte as claras e o açúcar e leve a banho-maria, mexendo de vez em quando até o açúcar dissolver. Retire do calor, junte o limão e bata até conseguir um merengue firme. E está pronto pra usar.

Cubra todo o bolo com o merengue logo antes de servir. Você pode usar um bico de confeiteiro ou apenas espalhar tudo e usar as costas de uma colher para fazer ondulações na cobertura. Se quiser o efeito tostado passe o maçarico sobre o merengue, com o fogo médio, até o efeito desejado.

—————————-
Em 2017: Brigadeiro de Cenoura
Em 2019: Martini de Chocolate