Torta de Leite, e como um básico pode ser gostoso!

Torta de leite, que também pode ser chamada de torta de creme, ou de baunilha já que todos esses sabores se encontram no recheio.

A princípio fiquei tentada a traduzir essa receita para torta de mingau. É que o passo a passo do recheio se parece muito com o mingau de Maizena, que conheço desde pequena; e achei que o resultado também seria muito parecido. Só que não, o creme dessa torta é bem mais rico e cremoso que o mingau, e de certa forma mais leve também! Acabei decidindo por deixar o nome como no original em inglês: torta de leite.

A massa  é básica também, mas chama atenção por não usar manteiga gelada como a maioria. O resultado é que não fica tão crocante quanto as outras também. Pra um recheio tão levinho, acabei gostando da massa mais macia; mas pra quem não abre mão de massas crocantes, vale a pena experimentar a da torta de pêssegos.

Não mudei quase nada na adaptação, apenas diminuindo pra metade e acertando as medidas para valores comuns por aqui. E aí que eu achei que poderia ter um pouquinho mais de recheio. Então se sua forma for de 20cm exatos a quantidade vai dar certinho, mas se for pouco maior, como a minha de 21,5cm, pode parecer que ficou faltando recheio. Minha ideia? Faça receita e meia de recheio e se sobrar alguma coisa deixe gelar num potinho tampado. Fica uma sobremesa mais simples, e ainda assim gostosa.

Um último detalhe: como dá pra ver no vídeo, eu uso britas como peso para massa. É possível usar todo tipo de coisa: feijões, bolinhas de cerâmica, pesos próprios, e até pedras, como eu. Se elas forem a sua escolha, basta lavar um punhado de britas novas e deixar de molho no álcool por algumas horas. Depois é só secar e guardar em uma vasilha fechada.

Torta de Leite – original aqui

Massa
100g de manteiga pommade
1/2 xícara de açúcar refinado
1 gema
2 colheres chá de água gelada
1 xícara de farinha de trigo

Bata a manteiga e o açúcar até conseguir um creme. Junte a água e a gema e bata novamente. Adicione a farinha e amasse apenas até conseguir uma massa homogênea, que vai estar bem grudenta. Enrole em filme plástico e leve a geladeira por 1 hora. Em uma superfície enfarinhada abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma de cerca de 20cm. Volte a geladeira por mais 30min para a massa firmar um pouco. Cubra com papel alumínio e coloque pesos em cima (mais detalhes no texto acima). Leve ao forno, aquecido a 180C, até que as bordas dourem.

Recheio
1 xícara de leite
10g de manteiga
2 colheres chá de farinha de trigo
2 colheres chá de amido de milho
4 colheres sopa de açúcar
1 ovo
1/2 colher chá de baunilha
Açúcar com canela pra cobrir

Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo até conseguir um creme liso. Vale dissolver farinha e amido no ovo antes de qualquer coisa, pra evitar pelotas. Cubra a massa da torta com o recheio ainda quente. Cubra com açúcar e canela imediatamente se quiser que derretam e formem uma calda por cima. Ou cubra na hora de servir pra que não derreta.

——————————-
Em 2014: Bolo Cítrico