Merche, Mehchi, ou charuto mesmo

Pra garantir: merche, merchi, mershe, mehchi, ou charuto de repolho. Todas essas palavras pra dar nome ao mesmo prato: uma mistura de arroz com carne (normalmente) enrolada em uma folha de repolho, e cozida.

Aqui em casa a gente nunca chamou de charuto e sim de merche (ou merchi, sei lá), e o tal mehchi fui descobrir estudando a origem desse prato. Aliás, dá pra dizer que a origem é judaica, libanesa, árabe, e mais algumas outras. É dessas receitas bem antigas cuja história é meio confusa, sabe? Por aqui merche era coisa do vô Abrahão (de quem só conheço história) e as crias pegaram gosto e agora tem neta fazendo também. 🙂
merche-cozinharoman-pt

Os charutos podem ser recheados com o arroz com carne conforme a receita abaixo (e a minha mãe), ou com o que cada um quiser. Vegetarianos podem experimentar arroz com cenoura cozida em cubinhos, já que cenoura e repolho combinam muito bem. Também dá pra variar na apresentação. Quem prefere pratos com mais molho pode fazer um belo molho de tomate pra forrar a travessa em que for servir e também pra cobrir os merches.

Como aqui a gente gosta de roubar um ou outro charuto da geladeira (pra comer frio mesmo, com a mão, como um petisco fora de hora) foi sem molho extra. E dessa vez o recheio ficou bem branquinho, quase sem molho por dentro também, mas essa é outra característica que dá pra alterar.

Quer mudar completamente a receita? Tem gente que faz charuto com folha de couve e/ou folha de uva. Nunca experimentei, mas já tô curiosa….
merche-cozinharoman-pt2

Merche

1 cabeça de repolho
1/2 xícara de arroz cru
500g de carne moída crua
molho de tomate
sal e pimenta a gosto

Faça o recheio com o arroz, a carne e um pouco de molho de tomate. Use o molho apenas para dar um pouco de cor e liga ao recheio, mas não em excesso para que não fique líquido. Acerte o sal e o tempero e reserve.

merche-cozinharoman
Folhas separadas (abaixo a direita); talo inteiro e já afinado (acima a direita); e primeira cocção das folhas (a esquerda)

Separe as folhas do repolho. Lave cada uma e retire possíveis sujeirinhas, com cuidado para não rasgar as folhas. Quanto mais externas elas são, mais fáceis de manusear e mais amargas e fibrosas. Quanto mais internas mais difíceis de enrolar e mais doces e macias depois de cozidas. Escolhas conforme seu gosto. Aqui foram usadas quase todas. Com uma faquinha afiada corte o excesso do talo central de cada folha. Não retire o talo totalmente, mas deixe-o com a mesma espessura da folha. Isso vai ajudar na hora de enrolar.

Cozinhe cada folha em água com sal, até que fiquem macias. Lembre de cozinhar as folhas mais verdes por mais tempo para que não fiquem muito fibrosas no final. Deixe que as folhas esfriem um pouco para não queimar as mãos e então enrole os merches.
Coloque uma colherada de recheio em cada folha e enrole conforme a figura, tomando o cuidado de fechar bem para que o recheio não escape.
merche-cozinharoman-2

Forre o fundo de uma panela de pressão com os talos e as folhas não usadas e cubra com os merches já enrolados. Cubra tudo com água e deixe cozinhar na pressão por cerca de 20-30min.

(dica da família: guarde na geladeira pra beliscar fora de hora, é quando são mais gostosos!)

——————————-
Em 2015: Trufas de maracujá

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar