Amêndoas doces e um truque pra fazer petiscos

Amêndoas doces pra serem servidas como petisco!
Amêndoas doces

Eu confesso que essas não são as amêndoas mais bonitas que eu já vi na vida…. Mas como elas são gostosas! Sabe aquele amendoim salgadinho que você não consegue parar de comer? É o caso dessas amêndoas, só que em uma versão docinha e um pouco mais crocante.

A ideia veio de uma outra receita (aqui em breve) que usa clara, açúcar e amêndoas pra criar uma casquinha crocante. E o resultado foi tão gostoso que deu vontade de experimentar só a casquinha. E funcionou: a clara ajudar o açúcar a grudar na amêndoa de forma mais consistente, o que garante uma casquinha ainda mais crocante.
Amêndoas doces

Um detalhe sobre a receita: a quantidade que dá pra fazer varia imensamente conforme o tamanho do ovo. No primeiro teste uma clara foi o suficiente para 100g de amêndoas. Já na gravação do vídeo abaixo o ovo era tão grande que dava pra ter usado 200g. Clara demais não é um problema, e de menos só complica se você não conseguir cobrir bem cada amêndoa, porque aí o açúcar não gruda.

Um última dica? Dá pra fazer a versão salgada. Já testei com amendoins e é só trocar o açúcar por uma quantidade radicalmente menor de sal que ele ficam ótimos!

Petisco de Amêndoas doces

100-200g de amêndoas cruas
1 clara
1/4 xícara de açúcar cristal
mais açúcar cristal para cobrir

Misture todos os ingredientes e espalhe em uma assadeira.  Tenha certeza de que todas as amêndoas estão cobertas pela mistura de clara e açúcar. Cubra com mais um pouco de açúcar e leve ao forno aquecido a 180°. Depois de cerca de 15minutos misture novamente e volte ao forno por mais uns 15 minutos.
Deixe esfriar antes de servir. Para guardar uma lata ou um vidro que vede bem são as melhores opções.

Salvar

Salvar

Salvar