Jujuba de Feijão! É isso mesmo, pode acreditar….

Jujuba de feijão é gostoso gente! Eu prometo! Não é bem jujuba, e é sim feita de feijão… Mas eu garanto que não parece nada com o feijão do almoço. E que vai ser a versão doce do amendoim salgadinho: pra comer sem parar, vendo um filme ou lendo um livro!
jujuba de feijão

Pra quem precisa de mais um incentivo pra acreditar nessa receita: ela veio da Simone do Chocolatria. Pois é, na verdade foi só por isso que eu confiei que jujuba de feijão poderia ficar gostoso… E porque eu sou meio a louca do vamos testar essa receita que vai contra todo o meu censo comum.

Mas o fato é que o sabor do feijão é completamente obscurecido pela canela. Então tá tudo explicado né? Docinhos macios cobertos com açúcar e canela e pronto, já esquecemos que era feijão! Tem a história direitinho de como essa receita surgiu lá nos primórdios do Chocolatria; clica no link pra conhecer! E aqui vai uma versão resumida: essas jujubas são a versão possível de fazer em casa de um doce chamado Amanattō, que é praticamente feijão azuki cozido em calda e seco em cobertura de açúcar.

Pra quem tá confuso, o feijão é consumido como base para muitos doces no Japão.

As quantidades abaixo rendem cerca de 2 xícaras de jujubas, mas dá pra reduzir pela metade (ou 1/4) caso você ainda esteja em dúvida. Ou dobrar a receita caso já tenha se apaixonado…. E sim, eu mudei alguma coisa na receita. A Simone usou feijão de caixinha, que já vem pronto, enquanto eu cozinhei o feijão em casa. Mas né? Não acho que isso mude grandes coisas no resultado final. Se você prefere a praticidade da caixinha, fique a vontade. Não gosta de comida pronta e prefere fazer a sua? Meu conselho é: tenha uma panela de pressão funcionando! 😉
jujuba de feijão

Jujuba de Feijão – original aqui

3/4 xícara de feijão cru*
1 xícara de água
2 xícaras de açúcar – usei cristal

1 1/2 xícara de açúcar refinado
1 1/2 colher sopa de canela

*Para duas xícaras de feijão cozido. Se for usar de caixinha que já vem cozido, já mede as duas xicaras. Para mais infos sobre o feijão vide o texto acima.

Deixe o feijão de molho em uma vasilha com água por pelo menos 8h. Eu costumo deixar de um dia pro outro. Descarte a água do molho e cozinhe o feijão até ficar macio. Lave o feijão já cozido e escorra para retirar bem o caldo.

Junte as duas xícaras de açúcar com a água e leve ao fogo apenas até ferver. O objetivo é apenas derreter o açúcar. Retire do fogo e junte essa calda e o feijão cozido em uma vasilha com tampa. Deixe descansar, fora da geladeira, por mais 24h.

Eu não usei a calda toda, apenas o suficiente para cobrir o feijão. O restante guardei numa garrafinha com tampa, na geladeira, e deixei pra fazer drinks.

Coe o feijão da calda e deixe escorrer novamente. Misture o açúcar refinado com a canela e então misture o feijão (que já vai estar gostoso nessa etapa). Misture bem para cobrir todos os grãos com o açúcar com canela. Passe por uma peneira, apenas para retirar o excesso de açúcar. Forre uma assadeira com papel alumínio e transfira os feijões açucarados pra ela. Leve ao forno, aquecido a 180C, por 30min. Esse tempo deve ser suficiente para derreter o açúcar. Com uma escumadeira “pesque” os grãos e volte com eles para o açúcar com canela que sobrou. Misture novamente para cobrir todos os grãos e pronto!

Eles duram alguns dias em um pote bem fechado, mas espere esfriar completamente antes de guardar!

——————————
Em 2015: Caipirinha de cerveja

Salvar

Salvar

Salvar