Caramiñolas

Caramiñolas são bolinhos de mandioca recheados e fritos, ou com um molho de carne moída ou, como fiz aqui, com bastante queijo!

caramiñolas

Esses bolinhos são típicos do Panamá e da Colômbia e também existem versões com frango desfiado como recheio. Mas confesso que quase não vi desses na minha pesquisa pra esse post. O mais comum parece ser o recheio de carne moída mesmo, normalmente com temperos como cominho e alho e com tomate, seja in natura, como molho ou pasta. E como tenho evitado receitas com carne aqui pro Cozinha, fiquei bem feliz ao ver versões recheadas com queijo. Normalmente mussarela.

Se você quiser a versão com carne, essas caramiñolas do My Colombian Recipes me pareceram bem gostosas.

Com o recheio decidido, a massa é a coisa mais simples do mundo: mandioca cozida e amassada, um fio de óleo e sal e pronto. Mas aqui tem um detalhe pra prestar atenção: a textura da mandioca na hora que a gente amassa. Se a gente só colocar ela no processador e deixar bater até ficar homogêneo, é muito fácil a goma se desenvolver demais. Com isso fica muito difícil de manipular a massa pra formatar as caramiñolas.

caramiñolas

Pra mim a solução é amassar manualmente mesmo. Eu usei um amassador de batatas no vídeo abaixo, e achei o resultado mais ou menos. A massa acabou ficando meio pedaçuda e isso dificultou na hora de formatar também. Acho que o ideal é usar um amassador assim e depois vir com um garfo garantindo que a massa fique lisa mas sem muita goma. Enfim, não tem um único jeito certo aqui, e cada pessoa pode fazer como preferir.

Uma última dica antes da receita: como o queijo derrete fácil e a mandioca já tá cozida, pode fritar em óleo bem quente! Assim os bolinhos ficam crocantes, o queijo derretido e a massa não encharca.

caramiñolas

Caramiñolas de Queijo

Ingredientes
  

  • 600 g mandioca descascada
  • 1 colher sopa óleo
  • Sal a gosto
  • 120 g mussarela ralada

Instruções
 

  • Cozinhe a mandioca em água com sal até ficar bem macia.
  • Retire os fiapos do meio dos pedaços e amasse até conseguir uma massa homogênea. Adicione o sal conforme seu gosto e o óleo e amasse novamente.
  • Divida essa massa em 10 partes. Abra um na palma da mão, formando um disco de massa. Recheie com um pouco de mussarela (12g pra quem quiser exatidão), Feche formando um bolinho oval, e aperte as extremidades formando as pontinhas. Repita o processo com o restante da mandioca e do queijo.
  • Frite em óleo quente e sirva em seguida.

———————————————
Em 2015: Bolo de Cenoura com Pudim de Chocolate
Em 2017: Carolinas de Queijo e Calabresa
Em 2019: Pãezinhos Pretzel
Em 2020: Chocolate com Vinho