Lasanha a Bolonhesa

Lasanha a Bolonhesa tem cara de domingo em família né? Não aquela congelada, super rápida no microondas mas meio sem gosto e com textura estranha. Falo lasanha de verdade verdadeira! Daquelas de servir no refratário bonito recém tirada do forno.
Por aqui lasanha sempre foi sinônimo de massa, presunto e queijo mussarela. Então imagina que quando anunciei uma lasanha com molho bolonhesa e molho branco, mas sem presunto e sem mussarela, apenas um parmesão por cima de tudo, não teve festa. Até eu fiquei na dúvida.  Mas a receita veio da Rita Lobo, receita com procedência sabe. Se você é como eu era, e associa lasanha direto a presunto e mussarela, ou direto aquele pacotinho congelado do supermercado, te aconselho fortemente a experimentar essa aqui. O preparo tem várias pequenas etapas, mas não é difícil. E vale muito a pena!

Lasanha a Bolonhesa – original aqui

Molho bolonhesa

500g de carne moída
1 colher sopa de óleo
2 colheres sopa de manteiga sem sal
1/2 cebola picada em cubinhos
2 cenouras médias picadas em cubinhos
1 xícara de leite
1 xícara de vinho tinto – a original fala vinho branco, eu usei o que tinha em casa, pra variar…
1 lata de tomates sem pele em cubinhos
cerca de 1/2 litro de caldo (legumes/frango/carne)
sal, pimenta e noz moscada a gosto

Em uma panela grande aqueça o óleo e a manteiga e doure a cebola neles. Junte a cenoura e deixe refogar por cerca de 2 minutos. Junte a carne e misture para soltar os pedaços. Tempere com o sal e a pimenta e refogue até a carne cozinhar. Junte o leite e a noz moscada e espere até o leite evaporar totalmente. Acrescente o vinho e também deixe até secar. Abaixe o fogo e junte o tomate. A receita manda deixar então apurando durante 3h e ir acrescentando o caldo quando necessário. Eu não tinha todo esse tempo, então deixei em fogo baixo apurando enquanto fazia o segundo molho.

Molho Bechamel

3 colheres sopa de manteiga sem sal
3 colheres sopa de farinha de trigo
1 litro de leite – a original fala não especifica, mas eu uso sempre desnatado por questão de costume e deu certo com ele também
1 pitada de noz moscada
sal e pimenta

Derreta a manteiga em fogo baixo. Junte a farinha e com um batedor de arame (fouet) mexa rapidamente até ficar homogêneo e dourar um pouco. (Nesse vídeo do A Maravilhosa Cozinha de Jack dá pra ver direitinho como fazer esse tipo de base)
Retire do fogo e ainda mexendo acrescente o leite. Volte ao fogo médio e mexa vigorosamente até ferver. Diminua o fogo e tempere. Deixe cozinhando por cerca de 12 minutos, mexendo às vezes, até começar a engrossar. É bom deixar o molho ainda meio líquido porque a lasanha ainda vai ao forno.
Montagem

1 pacote de massa para lasanha pré-cozida
1 receita molho bolonhesa
1 receita molho bechamel
100g parmesão ralado na hora

Em um refratário faça uma camada fina de molho bechamel e vá intercalando camadas de massa – bechamel – bolonhesa até faltar cerca de um dedo para a borda do refratário. Finalize com molho bolonhesa e o parmesão ralado. Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos e bom apetite!

 

Salvar