Abobrinha recheada

Abobrinha recheada é um prato tão clássico que existem centenas de receitas diferentes. Essa é uma versão simples de fazer…

abobrinha recheada

… que também é uma desculpa pra falar mais sobre detalhes que funcionam em, qualquer versão. E já que são muitas opções, vou falando de camada em camada.

Começando pela camada de fora: a abobrinha. O mais comum é a gente cortar ela no sentido do comprimento, formando esses barquinhos. Isso é essencial se você quiser bastante casquinha de queijo dourado, como é o caso dessa receita de hoje. Mas existem versões em outros formatos. Se a abobrinha for muito fina pode ser uma ideia cortar no sentido contrário e cavar formando um cano. O resultado final vão ser torres de abobrinha recheada. O que não ajuda muito na parte do queijo dourado por cima, mas funciona super pra manter o recheio bem úmido.

Existe uma versão de rechear a abobrinha inteira também. Nunca tentei, mas parece bem legal.

abobrinhas recheadas

O recheio é a parte que eu acho que varia mais. O mais tradicional aqui em casa era fazer uma mistura de arroz e carne moída crus, rechear as abobrinhas ainda cruas também, e levar tudo pra assar (coberto) junto. Depois de um tempo, isso virou refogar a carne, juntar arroz cozido, e levar (destampado) pro forno. Mas essa versão, sem arroz e com o miolo da abobrinha tem sido minha favorita. O arroz pode ser servido ao lado, mas acho que o prato abobrinha recheada em sim fica mais gostoso só com a carne e a abobrinha.

E claro, eu tô falando da carne, mas isso também é todo um mundo que pode surgir no lugar. O costume aqui é usar chã de fora moído. Podia ser qualquer outra carne moída, incluindo carne de porco ou frango. Podia ser carne picadinha miúda também. E claro, podia não ser carne! Dá pra só refogar o miolo da abobrinha com bastante tempero e pronto. Dá pra usar outros vegetais, fazendo um molho no estilo do recheio da nossa lasanha vegetariana. Dá pra usar cogumelos refogados com o miolo da abobrinha. Dá pra fazer um arroz colorido e usar ele no recheio… A sua imaginação é o limite por aqui*.

abobrinhas recheadas

Sobre os temperos que usei nessa versão: a verdade é que isso varia. A combinação páprica picante, lemon pepper e limão é realmente bem gostosa e não muito diferentona. Mas qualquer tempero que você tenha costume de usar com o recheio escolhido vai funcionar. O que eu indico de continuar usando é o limão. A gente (é muita gente mas não é todo mundo) não costume acrescentar acidez na comida. Mas que milagre um pouquinho de acidez faz num prato! Principalmente num refogado… Então eu só trocaria o limão por vinagre, se for o caso. Um vinagre de vinho tinto combinaria muito com esse recheio por exemplo, mas eu ainda acho que o limão também traz um frescor interessante pra essa versão.

abobrinha recheada

Por fim, o queijo da cobertura. Eu tenho usado sempre parmesão ralado na hora. Se for usar o de pacote, diminua a quantidade pra não ficar muito forte. Se preferir um queijo que puxe é só usar mussarela. Também vale uma mistura dos dois. E se quiser uma cobertura bem crocante mesmo: uma farofinha de farinha de rosca, manteiga gelada e parmesão ralado funciona muito bem também!

*sempre que eu falo que a imaginação é o limite eu imagino alguém fazendo algo absurdo tipo usando Ovomaltine pra fazer a abobrinha recheada. Por favor não faça isso.

abobrinha recheada

abobrinhas recheadas

Abobrinha Recheada

Ingredientes
  

  • 3 abobrinhas grandes
  • 1 cebola em cubinhos
  • 2 dentes alho picadinhos
  • 200 g carne moída*
  • 2 colheres chá páprica picante
  • 2 colheres chá lemon peper
  • 1 limão
  • 1 xícara parmesão ralado
  • Sal
  • Azeite ou o óleo vegetal que você preferir

Instruções
 

  • Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento, e retire o miolo. Não descarte o miolo.
    Disponha as metades em um refratário, regue com o azeite e finalize com uma pitada de sal em cada uma.
    Leve ao forno a 200C por cerca de 15min, ou até elas ficarem macias.
  • Em uma panela larga aqueça cerca de 2 colheres de óleo e frite a cebola até começar a dourar. Junte o alho, refogue por cerca de 1 minuto e acrescente a carne moída.
  • Enquanto a carne cozinha, pique o miolo da abobrinha em cubinhos pequenos. Junte na panela, os temperos, uma pitada de sal e o miolo da abobrinha e misture tudo.
    Depois que a carne e a abobrinha estiverem cozidas, e o caldo tiver secado, acrescente o suco do limão. Prove o tempero e acerte o que for preciso.
  • Recheie as metades de abobrinha assadas com o refogado de carne. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno a 300C só pra dourar o queijo. Ou leve diretamente ao grill se o seu forno tiver essa opção.

Notas

*é aquela que você tiver costume de usar, aqui foi chã de fora; funciona bem com carne de porco e frango desfiado também

Salvar