Caldo feito de Cascas

Caldo feito de cascas de vegetais aromáticos é um caldo vegetal simples que serve como base para vários preparos.

dica do caldo

Eu vou evitar falar da briga caldos comprados prontos versus caldos caseiros. Acho que cada pessoa sabe de si e de suas possibilidades. O foco desse é apenas mostrar como eu faço o caldo aqui em casa. Um jeito que achei prático e de bom resultado: aproveitando as cascas de alguns vegetais aromáticos.

Os ingredientes podem variar bastante de acordo com a disponibilidade, mas sempre tem cascas de cebola, de alho e de cenoura, que são alimentos que consumimos muito. Algumas vezes entram cascas de batata e de baroa, outras talos de abobrinha, as folhas de alho poró… Evito apenas pedaços estragados de legumes (por motivos óbvios) e talos e cascas de sabores mais fortes. Não colocaria casca de berinjela nunca por exemplo. Como comemos muita coisa com casca, acaba que a base segue sendo cebola, alho e cenoura. E isso já dá um caldo bem rico.

O passo a passo é dos mais simples, e quase que não teve receita nesse post. Mas pra deixar tudo mais organizado, ela segue no final desse texto. Antes dela, no entanto, eu queria deixar a dica a que deixa tudo isso mais prático.

Essa não é uma receita prática pra fazer todo dia, então eu uso e abuso do congelador. Mantemos um pote (ou sacola) no congelador, onde vamos guardando as cascas que irão pro caldo. Quando já tem uma quantidade boa delas, e eu tenho tempo, faço o caldo conforme a receita abaixo. Então congelo em cubinhos, que guardo em outro pote no congelador.

Fazendo do jeito descrito abaixo não vai ficar concentrado como uma versão comprada pronta em cubinhos. Mas fica sim mais concentrado, então eu costumo esquentar água pra cozinhar e colocar alguns cubinhos nela, talvez uns 5 por litro, pra fazer o caldo pedido na receita em questão. Isso pode variar profundamente, e se você preferir pode cozinhar por mais tempo para secar mais a água e deixar o caldo mais concentrado. O ideal é ir testando e ver qual proporção faz mais sentido pra sua cozinha.

Por último, alguns detalhes. O azeite não é necessário, mas ajuda a dourar os temperos e trazer mais sabor pro caldo. Não uso sal e pimenta pra não influenciar os preparos que serão feitos com esse caldo. Mas uso temperos aromáticos conforme a vontade do dia. Pra quem não curte usar panela de pressão: dá sim pra fazer sem ela, só demora muito mais. E pra quem jura que caldo não pode ferver e por isso abomina a panela de pressão pra esse uso: eu testei e, pro dia a dia, não vi diferença, por isso uso a pressão. Se você acha que faz diferença, fique a vontade pra cozinhar por horas no fogo baixo. Vai dar certo também.

caldo de legumes

Caldo de Cascas

Ingredientes
  

  • Cascas de cebola, alho, cenoura e outros aromáticos
  • 1 fio azeite
  • 2 folhas louro
  • temperos aromáticos como sementes de coentro e mostarda, e cominho e gengibre em pó
  • 3 L água

Instruções
 

  • Leve a panela de pressão (aberta) ao fogo alto. Junte o azeite, as folhas de louro e os temperos escolhidos. Assim que o perfume subir junte as cascas e doure 1 minuto.
  • Cubra tudo com a água, feche a panela e deixe em fogo alto até ela começar a chiar. Baixe o fogo e conte 20min. Desligue, deixe a pressão sair e então coe o caldo. Guarde em um vidro na geladeira por 1 semana ou congele por até 3 meses.

 

Salvar