kibe, frito e cru também!

Cresci tendo merche, pão sírio, homus, e kibe cru como comidas absolutamente normais e não iguarias exóticas. Mas até então nunca tinha feito um kibe sozinha. Sem dramas, fazer kibe é super fácil e, embora eu tenha feito no processador, vale tentar na ponta da faca também. Ou, se você for mais purista, no moedor de carne tradicional. 😉
kibe cru

Muita gente fica com um pé atrás por ser carne crua. Eu não tenho conhecimento técnico pra te jurar que não vai fazer mal, mas a mim nunca fez. Só tenha certeza de escolher uma carne de boa qualidade. Se não confiar muito na carne moída, compre a peça, que é mais fácil de averiguar a qualidade, e triture em casa. Por aqui a gente pode escolher a peça e pedir pra moerem na hora, no próprio açougue, se você tiver essa opção, melhor ainda!
kibe cru

Kibe cru

500g de carne moída
250g de trigo para kibe
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
folhas de hortelã
salsinha
azeite – se necessário
sal

Coloque o trigo para kibe em uma vasilha e cubra com água, ultrapassando o trigo em mais de 4 dedos, e deixe de molho por cerca de 12 horas.
Escoe a água e com as mãos aperte o trigo para retirar todo o líquido e reserve.
Em um processador bata a cebola, o alho e as ervas. A quantidade de cada uma varia de acordo com o gosto da pessoa, eu usei meio ramo de hortelã e meia xícara de salsinha picada e congelada. Quando tudo estiver bem picadinho, junte a carne e o trigo e bata bem.
Volte a massa para uma vasilha e amasse com as mãos. Hora de acertar o sal e a textura. Se estiver muito seco você pode colocar um pouco de azeite, no meu caso não foi necessário. E eu usei cerca de 1 colher de sopa (rasa) de sal, mas acerte pelo seu gosto.
Mantenha na geladeira até a hora de servir, lembrando que não é bom deixar passar muito tempo entre o preparo e o consumo. Combina muito bem com pão sírio!

 

Sobrou um pouquinho? Enrole e frite por imersão em óleo quente.

 

Salvar