Hambúrguer de Soja

Essa receita é do tipo modifique ao seu gosto. Essas medidas garantem a textura, mas você pode gostar de hamburger mais seco ou mais úmido por exemplo. E os temperos também, como em toda receita salgada, vale acrescentar ou tirar as ervas de acordo com o que você gosta. Claro, se você quiser, também dá pra trocar a soja por carne moída, mas acho que aí perde um pouco o propósito da coisa. É igual a Fritatta, o tipo de receita legal para um dia em que você não quer (ou não pode) comer carne. Também dá pra modelar de outra forma, e no lugar do hamburger fazer almôndegas, ou estrelinhas, ou unicórnios, vai saber…

Hambúrguer de Soja
xícara de 240ml

2 xícaras de soja texturizada
4 xícaras de água filtrada
2 ovos grandes
4 dentes de alho
1 cebola grande
6 colheres sopa de farinha de trigo
6 colheres sopa de farinha de rosca
2 colheres sopa de salsinha
1 colher sopa de orégano
sal e pimenta a gosto

Em uma vasilha deixe a soja de molho na água por cerca de 2h.
Passado o tempo escorra a água e, usando um pano limpo ou as mãos mesmo, esprema a soja para retirar o excesso de água.

Pique os demais ingredientes bem miúdos e junte a soja. Com as mãos misture bem, amassando para dar liga. Se a massa ficar muito úmida adicione farinha aos poucos. Se ficar muito seca, quebrando, adicione água, ou se preferir molho de soja.
Leve a geladeira por cerca de 30min. Com as mãos, faça bolinhas de massa e achate ligeiramente. Frite em uma panela com apenas um dedo de óleo até dourar os dois lados.

Salvar