Bolo Cítrico

Bolo cítrico, porque está acabando a época das tangerinas (na verdade acabou em agosto, mas o tempo é louco) e por aqui falta pouco para comprar a saca de uma vez.

Como eu não posso ver uma fruta in natura e já quero colocar no forno ou na panela, resolvi fazer um bolo de café com elas. Atenção que bolo de café não quer dizer que o bolo é feito com café. Não tenho certeza se café e mexerica combinam.

Bolo de café é aquele bolo simples, sem cobertura ou recheio, não muito úmido, bem fofinho, que acompanha perfeitamente uma xícara de café, ou chá. Tem quem chame de bolo de vó, mas aí depende da vó de cada um, vai que a sua avó é igual eu e acha brownie bolo simples?

Voltando ao bolo cítrico! Eu fiz com mexerica, mas a receita também funciona substituindo por laranja. Se quiser usar limões, dilua o suco em água para não ficar muito forte.

Bolo Cítrico

4 gemas
4 claras em neve
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de suco de tangerina – ou mexerica conforme onde vc mora
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó

Bata as gemas com o açúcar e quando começar a virar um creme adicione o suco e bata mais um pouco.
Acrescente a farinha e o fermento e misture. Não bata, apenas misture para incorporar tudo.
Acrescente as claras e misture mais delicadamente ainda, mexendo a massa de baixo para cima. Isso ajuda a manter o ar incorporado pelas claras. Vai ficar uma mistura bem fofa mesmo. Em uma forma untada leve ao forno a 180° até dourar.

 

Salvar