Pizza com massa folhada

Receita de montagem com ingredientes comprados prontos. Eu levanto a bandeira de fazer as coisas em casa e faço passeata contra tempero em cubo/pó. Mas a verdade é que quanto mais fácil for fazer a comida maior a chance da galera animar de ir pra cozinha. Então, em homenagem aos exaustos do dia trabalho, hoje tem pizza mega fácil de fazer e que impressiona a visita que chegou de repente. Ou aquece o coração que tava pedindo por alguma coisa diferente da 4 queijos da pizzaria da esquina.

A massa folhada é uma coisa bem trabalhosa de fazer mas, como a ideia é facilitar, dá pra comprar pronta. Pra quem mora em cidade grande (ai que inveja!!) dá pra achar a massa na parte de gelados; ela vai estar perto da massa de pastel, se bobear a embalagem vai até ser bem parecida. Pra quem mora em cidade pequena não precisa desesperar! A maioria das padarias faz a massa e vende se você pedir. A que eu frequento pede pra gente encomendar com antecedência e cobra pelo peso. A massa de supermercado vem com todas as instruções na embalagem, inclusive quanto tempo ela aguenta na geladeira. Já a da padaria é legal comprar no dia que for usar, ou congelar assim que comprar. Eu gosto de manter no congelador, daí no dia que for usar passo pra geladeira algumas horas antes.

A ideia do recheio também foi na base do “pega o que tem na geladeira” mas quem estiver animado eu sei que vai incrementar como preferir. Por isso mesmo não tem medida de nada, cada um recheia a própria pizza como quiser.

pizza massa folhada
Pizza de massa folhada

1 massa folhada – varia de acordo com o tamanho da pizza
presunto ralado
muçarela ralada
milho
azeitonas
orégano

Abra a massa folhada até ficar com cerca de 0.5 centímetro para uma massa mais grossinha e 0.25cm para uma massa fina e crocante. Coloque na forma/pedra em que for assar a pizza. Se quiser uma borda bem crocante (eu gosto) coloque mais uma tira de 2cm de largura (da mesma espessura do resto da massa) em toda a borda.
Com um garfo fure toda a pizza exceto a borda, isso vai impedir que a massa infle demais por baixo do recheio. Se quiser uma borda bem dourada, pincele com gema de ovo levemente batida. Leve ao forno preaquecido, 180°, por cerca de 15 minutos para começar a assar a massa.
Enquanto isso prepare o recheio. Recheie a pizza e volte pro forno, que você não precisa nem desligar. Eu coloquei tudo na ordem que está na lista de ingredientes.
Daí é só esperar a borda ficar dourada e o queijo derretido e pronto!

Salvar