Creme Espumante pra começar o ano novo

Creme Espumante é um clássico de virada de ano na minha família. E foi justamente pra começar 2015 com o pé direito que eu fiz esse doce aqui pro Cozinha num comecinho de ano. Agora, em 2020, eu revisito a receita, dobrando a quantidade e com um vídeo pra deixar o passo a passo beeem explicadinho. O texto abaixo é o mesmo que eu escrevi em 2015, as modificações feitas agora em 2020 estão em itálico, como esse texto.E a receita foi modificada para  que as quantidades rendam a travessa grande que aparece nas fotos.

creme espumante

E pra começar a enfrentar esse calor dos infernos com boa vontade o Cozinha volta de férias com uma receita antiga de família! Fui procurar creme espumante no google pra tentar achar a origem da receita e necas, raríssimas receitas e nenhuma foto. Mas foi só digitar pudim chinês e pronto! Mundos de fotos e receitas! E eu achando que era receita de família! Não consegui encontrar origem nem de creme espumante nem de pudim chinês, então fiquemos com a origem que eu conheço mesmo. Uma tia chegou em casa com essa receita anotada muitos anos atrás, e desde então essa receita rola todo fim de ano.

O que não te impede de fazer durante todo o verão, já que é um creme docinho (irmão gêmeo do creme de confeiteiro) com gelatina e uma nuvem colorida por cima! O comum é fazer com gelatina de morango, mas vai, já que estamos saindo do tradicional (aqui em casa) natal, vale a gelatina que você achar mais gostosa! No meu caso é morango mesmo…rs

Mais uma coisa! Eu fiz em tacinhas individuais e, nesse caso é bom tomar cuidado para não colocar muito creme branco na taça. O legal é ficar meio a meio e não só uma tirinha de gelatina e nuvem rosa. Claro, se você for servir em uma travessa única, não precisa preocupar com isso.
Atualização: para as fotos novas eu resolvi fazer em uma travessa única e grande; mas a dica das tacinhas continua válida: preencha apenas 1/3 de cada tacinha com o creme e o restante com a mistura de merengue e gelatina.

creme espumante

Creme Espumante, ou pudim chinês

2 latas de leite condensado
1 litro de leite
2 colheres sopa de amido de milho
6 gemas

2 pacotes de gelatina em pó sabor morango*
1 litro de água morna

6 claras
3/4 xícara de açúcar refinado

* cada pacote que eu usei tinha 20g de gelatina; mas isso varia conforme o fabricante. Preste atenção para que a quantidade de água para o preparo, indicada no pacote, seja de 500ml e use dois pacotes.

Dissolva o amido de milho no leite e junte com o leite condensado e as gemas em uma panela. Tem quem goste de peneirar as gemas, mas eu não tenho o costume e não sinto falta. Leve ao fogo médio e mexa constantemente, de preferência com um fouet, até engrossar. É preciso continuar mexendo para não empelotar, mas caso aconteça é só passar por uma peneira. Transfira o creme para uma travessa, ou para as taças em que for servir.

Bata as claras, e assim que começarem a formar picos vá adicionando o açúcar aos poucos, ainda batendo. Enquanto isso, aqueça a água e dissolva a gelatina. Com a batedeira ainda ligada vá adicionando a gelatina dissolvida. Desligue a batedeira e, imediatamente, transfira para as taças com o creme. Se for fazer em uma única travessa nem precisa de tanta pressa. O problema com as taças é que se demorar muito a gelatina começa a separar e vai ter taça só com gelatina e taça só com suspiro. Depois é só cobrir com um filme plástico e levar pra geladeira por algumas horas para firmar.

Salvar