Pretzels super macios

Eu sempre vi pretzel como um biscoito dourado e crocante, típico dos EUA. E era esse o resultado que eu estava buscando quando fui tentar essa receita. Pra minha surpresa essa receita é de pretzels macios, tipo pãezinhos. Eu podia ficar até chateada de não ser a receita que eu queria… Mas eles ficaram tão gostosos… E tá chovendo hoje, e eles acompanham tão bem um chá/café quentinho… Pretzels macios tipo pão realmente podem ser uma grata surpresa….

pretzels

Atualização: em 2019 refiz essa receita para gravar o vídeo com o passo. Fui procurar a receita original para ver o que eu tinha mudado a partir dela, e a receita sumiu do site. Era uma receita do Açúcar União, mas no site deles não tem mais nenhuma receita de pretzels. Então ficamos sem link original dessa vez. Ainda sobre mudanças, os pretzels ficam macios porque ficam gordinhos. Se você prefere um que seja mais parecido com um biscoito é só fazer seus pretzels bem fininhos, não devem ficar crocantes como os industrializados, mas também não vão parecer com pãezinhos. Também aproveitei para experimentar duas coberturas, uma doce e uma salgada. As duas merecem ser feitas!

pretzels

Pretzels macios
xícara de 240ml

6 colheres sopa de açúcar
1 pacote de fermento biológico seco (10g)*
40g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
300ml de água morna
1 ovo grande
1 gema
1/2 colher chá de sal
5-6 xícaras de farinha de trigo
água para pincelar

* ou 30g de fermento biológico fresco

Em uma vasilha misture o fermento com o açúcar. Acrescente os ovos e bata bem até ficar homogêneo. Junte a manteiga e o sal e misture. Vá acrescentando a água e a farinha aos poucos e misturando a massa. Sove a massa enquanto acrescenta a farinha, provavelmente não será necessário usar toda a farinha. Quando tiver uma massa lisa volte para a vasilha e deixe crescer por cerca de 30-40minutos, até dobrar de tamanho. Dê preferência para deixar a massa em algum lugar protegido como o forno do fogão (desligado claro).

Depois que a massa cresceu divida em 16 partes (ou mais se quiser pretzels menores) e enrole cada uma em um cordão com cerca de 1cm de espessura. Enrola as duas pontas até metade do cordão e dobre a corda no centro do círculo formado para dar o formato característico. Coloque-os em uma forma untada e enfarinhada, ou com tapete de silicone, e leve ao forno já aquecido a 200° até que dourem.

Depois de assados você pode servir simples ou com cobertura. Para a cobertura pincele manteiga derretida e cubra com o que escolher. As opções do vídeo são açúcar cristal, que garante mais crocância, para a versão doce, e sal e gergelim para a versão salgada.

Salvar