Biscoitinho de fubá com limão

Biscoitinho fácil, crocante e com um toque cítrico pra tomar com café! A receita é fácil e dá pra fazer na batedeira ou na mão mesmo. E boa notícia pra quem tá correndo do glúten (me contem seus motivos!!): como as farinhas base da receita são o fubá e o amido de milho, então são biscoitos glúten free!!

biscoitinho de fubá com limão

A única alteração que fiz na receita foi usar o leite desnatado, mas isso independe então use o que tiver na geladeira. O problema é que a receita chegou até mim sem remetente. Caçando internets afora eu achei a que está no link como original. Se foi você que me passou ou, melhor ainda, que inventou a receita por favor me mande um email pra que eu possa corrigir! 😉

biscoitinho de fubá com limão

Biscoitinho de fubá com limão – original aqui
xícara de 240ml

1/2 xícara de açúcar cristal*
2 colheres sopa de leite – usei desnatado
3/4 xícara de fubá fino
1 gema
1 xícara de amido de milho
75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 pitada de sal
raspas de 2 limões Taiti

Em uma vasilha misture o açúcar com as raspas de limão até perfumar e reserve.
Bata a manteiga até que fique cremosa. Enquanto isso peneire em uma vasilha o amido, o fubá e o sal. Ainda batendo a manteiga junte o açúcar e bata até ficar homogêneo. Junte a gema e o leite e bata novamente.

Pare de bater e acrescente, aos poucos, as farinhas peneiradas e vá misturando. A massa deve ficar fácil de ser manuseada. É possível que precise de mais leite (massa muito dura/quebradiça) ou fubá mas antes, se estiver muito mole (dias quentes), deixe cerca de 20minutos na geladeira.

Para modelar você pode fazer bolinhas com as mãos e achatar com o dedo ou um garfo. Ou abrir a massa e cortar os biscoitos. Eu experimentei os dois e gostei mais dos que fiz com as mãos, eles ficaram mais gordinhos e por isso menos secos. Leve ao forno a 180° em assadeira com papel manteiga por cerca de 20minutos. O fundo ficará dourado mas talvez o topo não. Espere esfriar antes de guardar.

* não troque o açúcar cristal pelo refinado. Cada um deles tem uma taxa de espalhamento diferente (o quanto o biscoito vai espalhar na assadeira) e por isso podem influenciar muito no resultado final.

Salvar