Taça floresta negra – drops

Dica de sobremesa ultra rápida, e tão fácil, mas tão fácil, que deu vergonha de chamar de receita. Então veio parar aqui no Drops. Já ouviu falar no bolo Floresta Negra? Hoje ele vira sobremesa servida em taça, que em alguns casos pode ser chamada de verrine.
Seguindo o exemplo da torta de ontem que foi inspirada num sanduíche, hoje a gente mexe de novo com uma receita bem conhecida transformando em outra coisa.

O bolo floresta negra é um bolo de chocolate, recheado e coberto com chantilly e cerejas, normalmente em calda. Sempre dá pra inventar, mas nos mais tradicionais que eu já vi o bolo era pão de ló saborizado com chocolate, o chantilly era creme de leite fresco com pouco açúcar, e a cereja não era de chuchu.

Como tinha feito um bolo bem recheado e confeitado a pouco tempo me senti extremamente glutona em fazer mais um bolo de festa. Mas encuquei com a receita então fui atrás de inventar um jeito mais fácil de conseguir aqueles sabores. Deu nessa taça da foto. Foi realmente rápido, principalmente porque fiz o bolo no microondas, e depois foi só deixar uma meia hora na geladeira pra ficar mais gostoso…rs
taça floresta negraTaça Floresta Negra

Bolo de chocolate
Creme de leite fresco
Açúcar refinado
Cerejas em calda

Não tem medida mesmo. Até porque, vale fazer mini potinhos ou mega taças, com 3 ou inúmeras camadas. O bolo de chocolate pode ser qualquer receita, vale até bolo de padaria (embora a gente sempre recomende que você faça as coisas em casa). Eu reduzi essa receita até precisar de um ovo só, e “assei” por 2:30min no microondas. Mas como o bolo será despedaçado, também rola de fazer uma receita inteira pro café da tarde e usar uma parte pra essa sobremesa.

Bata o creme de leite até conseguir um creme mole. Vá adicionando o açúcar aos poucos e mexendo, com cuidado pra não passar do ponto. Vá provando (ô sacrifício) pra ver quão doce quer, e quando atingir o ponto de chantilly tá pronto.

E as cerejas é só colocar numa peneira pra escorrer o excesso de calda se for o caso. Eu usei cerejas em calda caseiras (que eu juro passar a receita um dia quando houver cereja pra comprar) mas vale a sua preferida.

Pra montar comece com pedaços destroçados (é isso mesmo) de bolo. Molhe com um pouco da calda das cerejas, cubra com um pouco do chantilly e algumas cerejas. Mais bolo, mais calda, mais chantilly, mais cerejas e por aí vai. E pronto. Moleza né?

Como prefiro comer gelado, cobri com papel filme, pro chantilly não ressecar, e deixei na geladeira umas 2 horinhas antes de servir. Agora monta o seu, tira uma foto e posta no instagram ou no facebook, lembrando de nos marcar pra gente poder ver também!