Lentilhas com ovos em uma panela só

Lentilhas com ovos, feitas em uma panela só, bem rápidas mas super temperadas pra garantir um almoço fácil, gostoso e sem carne.

lentilhas com ovo

E deixa eu mencionar uma coisa logo de cara: não precisa ser vegetariana pra comer pratos vegetarianos, certo? Você até pode usar essa receita como acompanhamento de um assado por exemplo. Mas eu realmente acho que só um pouco de arroz branco ou um purê (da batata que você quiser) já seriam companhia suficiente pra essas lentilhas com ovos. Pessoalmente acho que ou pão torrado ou pão chato são as melhores opções.

Do ponto de vista nutricional essa é uma panelada de proteínas, o que torna carnes ou feijão meio redundantes… Mas, como eu tô numa campanha pra ente parar de reduzir a comida aos seus nutrientes, prefiro ver de uma forma mais global. Só que mesmo assim esse prato é bem completo. Graças aos temperos e a manteiga da finalização são muitos os sabores que a gente sente. As texturas também são complexas já que a lentilha não vira uma papa e o ovo… bom, você escolhe a textura dele. E é nesse ponto que eu acho o pão torrado ótima companhia pra esse prato: ele adiciona crocância, única coisa que senti falta por aqui.

lentilhas com ovos

Tirando essa parte de como servir eu só mudei uma coisa: o prato original vai no forno pra finalizar. E eu preferi pular essa parte por 2 motivos: achei que ficaria difícil controlar o ponto do ovo no forno; e achei que era desperdício de gás já que teria que aquecer o forno antes. Enfim, fiz só tampando a panela e deu bem certo.

Por fim uma dica rápida sobre quantidades: lentilhas sustentam bem. Principalmente se você servir com arroz. Aqui foi o caso, e deu pra 4 adultos almoçarem bem e sobrar um bocado pra um jantar.

lentilhas com ovos

Lentilhas com Ovos – original aqui

2 colheres sopa de azeite
1 cebola média em cubinhos
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de cúrcuma
1 colher chá de cominho em pó
1/4 colher chá de pimenta do reino
2 colheres sopa de ketchup
1-2 xícaras de água
1 3/4 xícara de lentilha
4 ovos

2 colheres sopa de manteiga
1/2 colher chá de sementes de coentro
1 pitada de sal
Salsinha

Na noite anterior (pelo menos 8h antes) deixe a lentilha de molho em água o suficiente pra cobrir todos os grãos. Logo antes de começar a receita descarte* a água do molho e deixe as lentilhas escorrendo em uma peneira ou escorredor.
Esquente uma frigideira grande, ou uma panela larga, em fogo médio. Junte o azeite e a cebola e deixe dourar, mexendo de vez em quando pra que ela não queime. Quando a cebola estiver bem dourada acrescente o sal, a cúrcuma, o cominho, a pimenta e o ketchup. Misture tudo muito bem e junte a lentilha já sem a água do molho. Acrescente a água até cobrir as lentilhas, tampe  e deixe cozinhar por cerca de 15-30min. Se quiser um prato sem caldo deixe a tampa semi aberta. Se quiser um prato com bastante caldo talvez seja necessário acrescentar mais água.
Quando as lentilhas estiverem cozidas faça 4 “cavidades”: ajeite os grãos para formar 4 áreas com menos grãos e mais caldo. Em cada um desses pontos quebre um dos ovos. Se quiser gemas mais moles deixe apenas uns 2-3min em fogo médio, tampado. Se quiser ovos mais cozidos deixe mais tempo e em fogo baixo. Sirva em seguida com a manteiga de coentro e a salsinha.

Para a manteiga de coentro: derreta as duas colheres de manteiga em uma frigideira; adicione o sal e a sementes de coentro e frite rapidamente. Espalhe sobre as lentilhas.

*essa água pode ser usada para aguar plantas sem problema.

—————————
Em 2015: Taça Floresta Negra
Em 2017: Mojitos de Laranja