Pão de batata baroa – ou falso pão de queijo

Eu achei que era pãozinho tipo pão de batata, mas era tipo pão de queijo mesmo. Só que sem queijo, e com batata baroa. Ela também é conhecida como cenoura baroa, cenoura amarela, ou mandioquinha. Enfim, aquela prima da cenoura, menorzinha e bem amarelinha sabe? Ela é a estrela da receita de hoje.
E, como tem sido o costume, essa é mais uma receita da minha lista e testes. E, como a maioria lá, não sei qual a origem. Fui caçar internet afora onde encontraria essa receita. Acabei achando algumas parecidas, mas nenhuma perfeitamente igual a que eu tinha anotada. A mais parecida foi uma da Bela Gil, na verdade quase idêntica, o problema é que a que eu anotei tem bacon. E a da Bela Gil não. Até porque não imagino uma receita do programa dela com bacon no meio. Enfim, se essa receita é sua, ou se você sabe de onde veio, por favor avise para que eu possa dar os devidos créditos.

Origens a parte, o resultado é lindo. É um pão de queijo, e daqueles bem massudos que eu amo! Só que sem queijo. Como mineira eu me sinto uma traidora falando isso mas: nem senti falta. É que o tempero não te deixa sentir falta do queijo. O alecrim é bem presente, e o bacon completa tudo muito bem. Aliás, eu coloquei bem pouco alecrim justamente porque o sabor dele aparece tanto. Já o bacon, eu acho que poderia ter mais. Na próxima acho que vou dobrar a quantidade.

Pra quem quer uma versão sem nenhum ingrediente animal (Vegan?) é só cortar o bacon e pronto. Aliás, pra quem tá cortando o glúten, ou a lactose essa também é uma boa. Não vai farinha nem leite/manteiga. Pra quem tá com medo de que isso aqui vire filial do Bela Cozinha, calma gente. Eu flerto com a cozinha saudável mas essa semana ainda tem torta com leite, ovo, manteiga, chocolate, tudo que tem direito!
pao de mandioquinha twPãozinho de Batata Baroa

500g de batata baroa
1/4 xícara de óleo
1 xícara de polvilho azedo
1 xícara de polvilho doce
25 g de bacon
1/2 colher sopa de sal
1 colher chá de alecrim
1/2 xícara de água

Descasque e cozinhas as baroas até ficarem bem macias. Enquanto as baroas cozinham, se for caso, pique o bacon em cubinhos e frite até que fique bem dourado. Reserve.

Aproveite para picar o alecrim em pedacinhos bem pequenos também. Com as baroas ainda quentes, amasse-as formando um purê. Junte os outros ingredientes, começando pelos temperos e em seguida os polvilhos. Vá amassando a massa e adicionando a água aos poucos. Dependendo das baroas pode precisar de mais ou menos água, mas essa variação é bem pequena. Quando a massa estiver no ponto ela vai formar uma bola coesa, mas não será uma massa lisa e elástica como a de pão. Vai parecer mais a consistência da massa de pão de queijo mesmo.

Forme bolinhas de massa e transfira para uma forma untada ou com tapete de silicone. Leve ao forno a 230º até que dourem. Se o seu forno não dourar (como o meu) vigie pela parte de baixo dos pãezinhos, elas ficarão douradas de qualquer forma.

Salvar

Salvar