Torta de Chocolate da Minny

Massa crocante e levemente salgada (!!!), recheio de chocolate parecendo um pudim super denso, e cobertura de chantilly bem leve e nada doce pra balancear. Pode acrescentar umas raspinhas de chocolate por cima pra completar a coisa toda. Essa é a torta de chocolate da Minny.

Eu já estava procurando uma torta de chocolate nesse estilo há algum tempo. A torta tipo pudim deve ter a descrição acima. Variando mais no recheio de chocolate. Já vi algumas vezes recheio que vai ao forno (normalmente os que levam ovos), algumas vezes são feitos no fogo e não vão ao forno (tipo mingau/pudim caseiro), e alguns mais raros são crus. Esses crus parecem mais com ganache, são gostoso mais não são o que eu estava procurando.

Fui conseguir a receita dos meus sonhos no Cozinha Coletiva. Pra poupar tempo devia ter ido procurar direto lá, tem cada torta incrível! E nem precisei de muitas alterações, foram duas apenas e uma contra a minha vontade.

Na massa aumentei, em 50%, a quantidade de açúcar, tanto pelo sabor quanto pela caramelização do açúcar no forno. Ainda assim a massa continuou com sua característica principal que é não ser muito doce, apesar de crocante. Já o recheio, originalmente leva cacau, e eu nunca tenho cacau por aqui. Então substitui por chocolate em pó 50%. Tenho aplicado uma regra quase sempre que uma receita pede cacau:

se a receita pede a quantidade X de cacau, eu coloco 2 vezes X de chocolate em pó e tiro metade de X de açúcar da quantidade pedida na receita. Isso se meu chocolate é 50%, o que quer dizer que metade daquilo é cacau e metade é açúcar (li na embalagem do meu, faça o mesmo com o seu). Não garanto essa troca sempre pra qualquer receita, mas normalmente funciona. Experimentem e contem no que deu!

Torta de Chocolate da Minny – original aqui

massa:
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de sal
1 1/2 colher chá de açúcar refinado
120g de manteiga gelada em cubinhos
3 colheres sopa de água gelada

recheio:
1 xícara de açúcar refinado
6 colheres sopa de chocolate em pó 50%
50g de manteiga sem sal derretida
2 ovos
1/4 colher chá de sal
3/4 xícara de leite integral*
3/4 xícara de creme de leite fresco*

Creme de leite fresco e açúcar para enfeitar

* esses dois ingredientes serão usados para preparar o leite evaporado. Caso você consiga encontrar leite evaporado aí onde você estiver vale substituir por 3/4 xícara de leite evaporado. Atenção: leite evaporado não é leite condensado!

Para a massa junte os ingredientes secos e misture. Acrescente a manteiga e vá esfarelando com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Vá adicionando a água aos poucos, já que pode ser que não precise de tudo, e amassando até formar uma massa lisa. Abra essa massa entre duas folhas de papel manteiga ou filme plástico e forre uma forma de 22cm de fundo/aro removível. Leve para a geladeira até a hora de ir pro forno.
Para fazer o leite evaporado junte o creme de leite fresco com o leite e leve ao fogo médio. Deixe fervendo até que reduza a metade do volume. Fique de olho porque vai subir diversas vezes e é só sair de perto pra derramar tudo… Eu desligava e media e voltava pro fogo até que a medida foi de 3/4 de xícara. Tire do fogo e leve a geladeira por alguns minutos só pra esfriar mais rápido, não precisa gelar.

Para o recheio misture o açúcar, o chocolate e a manteiga e forme uma farofa. Junte os ovos e bata com o fouet por cerca de 3 min. É uma massa meio pesada mesmo. Junte o leite evaporado e o sal e misture até ficar homogêneo. Retire a massa da geladeira e fure todo o fundo e as laterais com um garfo. Cubra a massa com o recheio e leve ao forno a 180º por cerca de 50min. O ponto é quando as laterais do recheio estiverem firmes mas o recheio balançar tipo uma gelatina. Retire do forno, cubra e deixe esfriar. Vale servir imediatamente, ainda morna, ou levar para gelar antes. A minha eu deixei dormir uma noite na geladeira, mas eu gosto de doce dormido mesmo.

Antes de servir bata um pouco de creme de leite fresco com um pouco de açúcar até formar um chantilly leve e sirva junto.

Salvar