Pãezinhos suecos, ou quase

Desencana do pão fofinho que hoje a receita é pra quem gosta de pão bem massudo! Esses pãezinhos suecos mostram que não serão leves desde o começo do preparo, a massa é pesada e forte. Mas isso não atrapalha a experiência de forma alguma.

Essa receita veio da Sweet Paul Magazine, mesma origem do drink Anne Frid, e foi a história fofa e a foto linda que me conquistaram. Só quando já tava com vontade e fazer que fui prestar atenção na receita em si… E aí vi o açafrão na lista de ingredientes. Fiquei na dúvida se seria o açafrão verdadeiro ou esse que a gente usa por aqui, que na verdade é cúrcuma. Como ele tinha que ficar em infusão na manteiga quente, creio que seja o açafrão verdadeiro, que é o estame da flor e precisa ser “infusionado” para liberar o sabor.

Não dava pra fazer igual a original, mas fiquei curiosa sobre o resultado com a nossa cúrcuma/açafrão. Afinal, vai que fica bom né? Não faço ideia do sabor dos originais, mas esses ficaram muito bons! Como disse antes, bem massudinhos, pesados mesmo, com um sabor suave e não identificável, e um docinho das passas sultanas pra completar.
PS: como era uma mudança meio que fundamental no sabor fiz só meia receita, que rendeu 10 pãezinhos.

Pãezinhos Suecos – original aqui
xícara de 240ml

100g de manteiga sem sal
1/4 colher chá de açafrão
1/2 xícara de leite morno
6 colheres sopa de açúcar
2 colheres chá de fermento biológico seco
3 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 ovos
1 clara
uva passas douradas – sultanas

Derreta a manteiga e misture com o leite, o açafrão e o açúcar. Se a mistura estiver quente deixe amornar e então adicione o fermento. Deixe descansar por 10minutos.
Transfira para uma tigela maior e junte os ovos e a farinha e vá amassando. O resultado não é a típica bola de massa elástica, mas sim uma massa pesada e quebradiça. Cubra, com um pano úmido se o dia estiver quente, e deixa crescer por cerca de 1h. Esse tempo é pra um dia de temperaturas amenas (20°), se for um dia frio coloque em algum local protegido, como o forno desligado, e deixe por 1:30h.

Corte a massa em 10 pedaços iguais e modele os pãezinhos. A forma mais tradicional é como nas fotos: enrole a massa formando um cordão e enrole cada uma das pontas na direção da outra. Outra forma muito encontrada é o S fechado, enrole um cordão e dobre cada ponta para um lado. Mas também é possível usar outras formas, inclusive abrindo a massa e usando cortadores de biscoito. Se for usar os cortadores não abra muito a massa, deixe uns 3cm de espessura.

Transfira os pães para um forma com papel manteiga e pincele cada um com a clara. Decore com as passas como preferir e leve ao forno a 200° por cerca de 25minutos, ou até que o fundo esteja dourado. Deixe esfriar antes de guardar para não suar.

Salvar