Toddy – o drink, não o achocolatado

Sabe toddy? Eu também achei que sabia… Tirando achocolatados cheios de açúcar do caminho, nesse caso estamos mais para um chá temperado e com um toque alcoólico. Quase um quentão importado.

toddy

Estava eu lendo um livro da Agatha Christie (aquela dos detetives, sabe?) e um personagem estava bebendo um toddy. E no pé da página a explicação: bebida aquecida feita da mistura de whiskey, chá e limão. Ou coisa parecida. Fiquei mega curiosa e fui atrás do tio google. E aí achei um mundo de opções! Tem Toddy feito com whiskey, com rum e outros destilados, o chá pode ser qualquer um, a gosto do freguês. E pra adoçar, embora o tradicional seja mel, também vale açúcar. A única constante era o limão, todos sendo feitos com algumas gotas de limão e uma rodela da fruta na hora de servir.

Já deu pra pensar no quentão? Não usamos o limão é verdade, mas a diferença é basicamente essa. O destilado (pinga) tá lá, o açúcar também, e até o chá que, apesar de não ser em forma de saquinho, vai na forma das folhas aqui chamadas de temperos.
Minha ideia portanto era fazer um mix dos dois, um toddy com pinga. Aqui em casa já não tinha mais pinga, mas ainda tinha uma garrafa de rum prata. E daí lembrei do Grog, que é como algumas pessoas chamam o toddy feito com rum. Fica aí então a receita do meu quentão/toddy/grog, receita boa pra aquecer o peito e bem suave pra quem não gosta de bebida forte.

Toddy – ou grog

1 dose de rum
1 colher sopa de mel
1/2 dose de limão
250ml de água
1 saquinho de chá preto

Esquente a água e faça o chá conforme o seu gosto.
Em uma caneca quente misture o limão e o mel com o rum. Acrescente o chá e sirva em seguida!

Salvar