Licor de Mexerica – drops + drinks

Licor de Mexerica super simples, um post todo reformulado, e alguma dicas pra fazer seu próprio licor sem precisar de receita!

licor de mexerica

Esse post é de 2015 mas ele foi todo reformulado no início de 2021. Durante esses anos eu fiz muitos outros licores aqui pro Cozinha e fui prestando atenção nas técnicas de cada receita pra entender o que funciona pra quê. Porque o ponto principal que eu quero deixar nesse texto é que não existe uma única técnica certa pra todos os licores. O que existem são diferentes técnicas pra diferentes resultados. E aí entendendo como cada coisa funciona dá pra você escolher o que usar pra garantir o licor que melhor te atende!

Esse licor de mexerica em específico foi baseado no licor de laranja daqui do Cozinha mesmo, que por sua vez foi baseado no limoncello. E o grande lance dos licores de cascas de cítricos é que eles tem muito mais aroma do que sabor da fruta. E também que eles podem acabar amargando a depender da fruta usada. Então já fica a primeira dica: se não quiser nada de amargo deixe as cascas de molho em água por uns 2-3 dias, trocando a água 2x ao dia antes de começar a fazer o licor.

E como eles são mais aromáticos eu deixo com o teor alcoólico maior. Pra isso eu deixo as cascas de molho no álcool já com o açúcar. A outra maneira seria deixar só na vodka e depois misturar calda de açúcar, que tem água e portanto baixa o teor alcoólico. Isso é uma preferência minha e você pode fazer assim sem problema. Ainda nas especificidades desse licor, não tem tempo certo. Costuma ser entre 1 e 3 semanas, mas eu aconselho ir provando a partir do 7º dia pra ver como você prefere. Lembrando que o sabor e o perfume ficam mais intensos mas o amargor também, principalmente se você não tiver deixado de molho e a casca tiver a parte branca.

licor de mexerica

Por último, esse é o que eu chamo de licor cru, porque nada é cozido mesmo. Alguns licores tem o processo diferente: primeiro se prepara um xarope do que vai dar sabor ao licor e depois se adiciona o álcool. O que eu costumo fazer é, licor cozido quando quero o sabor daquilo cozido, licor cru quando quero o sabor do alimento fresco.

PS: qualquer bebida alcoólica pode servir de base para um licor; só é preciso prestar atenção em como o sabor dela vai funcionar com os outros sabores escolhidos. Eu normalmente sempre parto da vodka que tem o sabor mais neutro.

Licor de Mexerica

1 parte de cascas de mexerica
1 parte de Vodka
1 parte de açúcar

Lave bem as cascas e coloque em um vidro com tampa que vede bem. Cubra com o mesmo peso de açúcar e de vodka. Tampe e deixe descansar por 1 semana em local seco e de sombra. Prove e veja se precisa pegar mais sabor das cascas e se precisa de mais açúcar. Se precisar deixe mais tempo de molho até que o sabor esteja do seu gosto. Coe e transfira para uma garrafa com tampa. Mantenha na geladeira por até 1mês.

licor de mexerica